19.7 C
Serra
sábado, 28 maio - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Janeiro Branco: sua saúde mental está nas metas para 2022?

Leia também

Campanha de segurança de trânsito alcança 3 mil serranos

Desde o inicio deste mês, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT), tendo em vista a campanha de conscientização de...

Polícia prende suspeitos de roubar carro com bebê e criança na frente de creche na Serra

A Policia Civil, por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veiculos, prendeu em flagrante um dos...

Lei torna hediondo crime praticado contra menores de 14 anos

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.344/2022 que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Kamila Segrini é psicóloga e, neste artigo de opinião, alerta sobre os cuidados com a saúde mental, principalmente, neste momento de pandemia. Foto: Divulgação

Janeiro representa recomeço, início de ciclos, novas oportunidades, planejamento, criação e revisão de metas. Dentro dessa perspectiva, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo despertar um olhar para os cuidados com a Saúde Mental/ Emocional.

É preciso que as pessoas entendam que a mente e seus processos precisam ser tratados assim como as dores físicas. Manter a saúde dos pensamentos e o conhecimento sobre nossas emoções significa ter uma vida mais equilibrada.

O cenário que atravessamos está marcado por enfrentamentos e desafios diários.  Para a maioria das pessoas, o isolamento social imposto pela pandemia, permitiu um mergulho para dentro de si, nunca feito antes pela rotina corrida. Isso proporcionou um contato maior com as emoções e sentimentos.

Não foi por acaso que o número de busca por atendimento psicológico aumentou significativamente, tendo como principais causas a ansiedade, estresses, crises de pânico e depressão. E como lidar com isso?

A ajuda de um profissional é de extrema importância para que as emoções (muitas vezes ainda desconhecidas) sejam entendidas, organizadas e sentidas de forma saudável. É preciso buscar os gatilhos para cada sentimento, que podem ser provenientes de traumas. E o que são traumas?

São todos os acontecimentos ao longo da vida que nos deixam marcas e nos paralisam de alguma forma. A boa notícia é que nosso cérebro é capaz de ressignificar grande parte e tornar esses acontecimentos mais adaptativos para a vida. Mas é preciso engajamento no processo de terapia.

O texto é de autoria da psicóloga clínica Kamila Segrini (CRP: 16/5524). 

Instagram: @kamilasegrinipsi
WhastApp: 27 99818-3947

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!