28.7 C
Serra
sábado, 22 janeiro - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Fogos de artifício para chegada de 2022 serão de baixo ruído na Serra

Leia também

Serra terá dois novos pontos de testagem de Covid-19 | Confira

Diante do crescente número de casos positivos de Covid-19 registrados nos últimos dias, a procura por testes aumentou e...

Avanço explosivo da Ômicron adoece 1.550 pessoas na Serra em 24h

A circulação da variante Ômicron em território capixaba tem causado um aumento explosivo de novos casos da Covid-19 na...

Serra volta para risco moderado e pode sofrer restrições devido ao avanço da Covid-19

Devido ao aumento de casos de coronavírus e mortes causadas por complicações da Covid-19, a Serra voltou a ser...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Haverá queima de fogos em todos os balneários do município. Foto: Divulgação

O uso de fogos de artifício já levanta discussões há algum tempo. Enquanto alguns defendem, outros são contra pelo barulho incomodar principalmente idosos, crianças pequenas, animais de estimação e pessoas com alguma sensibilidade sonora. Na Serra a chegada de 2022 será comemorada com muitos fogos de artifício, mas a Prefeitura garante: serão de baixo ruído, respeitando a lei aprovada em 2020.

Conhecidos popularmente como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo do que o convencional, a novidade será adotada na virada do ano da Serra para iluminar a festa de virada de ano.

De acordo com a prefeitura vai ter queima de fogos em todos as cinco praias do município. A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) disse que a programação de queima de fogos acontecerá nas praias de Nova Almeida, Manguinhos, Bicanga, Carapebus e Jacaraípe. A praia de Jacaraípe vai contar com uma balsa com fogos de artifício e shows com atrações locais. Os artistas ainda não foram divulgados pela Prefeitura.

Thiago Carreiro é vice prefeito e ocupa a Secretária de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer. Foto: Divulgação/PMS/Matheus Rodrigues

De acordo com o Termo de Referência publicado no site da Transparência da Prefeitura da Serra, serão dois lotes de fogos de artifício em Jacaraípe, o primeiro com 15 minutos de duração e o segundo com 8 minutos. Para os outros balneários, oito minutos.

O vice-prefeito da Serra e secretário de Turismo da cidade, Thiago Carreiro garantiu que o município respeitará a lei aprovada em 2020 que proíbe o uso de fogos de artifício que façam barulho, seja em eventos públicos ou particulares.

“Essa foi uma das nossas preocupações ao abrir o processo para contratação dos fogos de artifício. Um pedido feito pelo nosso prefeito Sergio Vidigal que tem uma preocupação muito grande com a saúde de crianças autistas e idosos. Teremos fogos de baixo ruído para não gerar transtornos na saúde de idosos, das pessoas acamadas, das crianças autistas e também para evitar o pânico que estes barulhos causam nos animais”.

A Lei nº 5.151, de 02 de janeiro de 2020 proíbe o transporte, armazenamento, comercialização e o manuseio de fogos e artefatos explosivos pirotécnicos sonoros em qualquer estabelecimento comercial de Serra, e também a utilização, queima e soltura de fogos e artefatos pirotécnicos sonoros em locais públicos e privados, abertos ou fechados.

Também prevê multa de R$ 2 mil, valor que pode ser dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência.

A lei não proíbe o uso de fogos na cidade, artefatos que não façam o barulho, ou que tenha baixo ruído, poderão ser usados. A Lei visa o bem estar de idosos, doentes, bebês, crianças e animais que sofrem com os estouros e estampidos.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!