Fiscais do Ipem apreendem brinquedos ilegais na Serra

0
Fiscais do Ipem apreendem brinquedos ilegais na Serra
Os fiscais do IPEM atuaram na Feira do Bebê&Gestante e apreenderam brinquedos sem o selo do Inmetro. Foto: Divulgação

A Feira do Bebê & Gestante, realizada no Pavilhão de Carapina, foi alvo da fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES). Durante a ação, dois fiscais do órgão realizaram a apreensão de vários brinquedos que estavam em exposição sem o selo do Inmetro. Estes brinquedos podem oferecer riscos à segurança das crianças, uma vez que não passaram pela conformidade do Inmetro.

Segundo informações de servidores do órgão, os brinquedos apreendidos são falsificados. Desta forma, não oferecem garantias ou segurança aos consumidores. Por isso, fiscais estão de olho aos eventos onde possam ser oferecidos à população produtos sem o selo.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Ipem, que por meio de nota se pronunciou sobre a ação. 

“O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) informa que, no uso de suas atribuições como órgão delegado do Inmetro, realiza fiscalização de produtos têxteis. Considerando a realização da Feira do Bebê&Gestante, no Pavilhão de Carapina, o Ipem promoveu fiscalização no evento, com o intuito de fiscalizar a parte têxtil. Durante a fiscalização a equipe identificou a oferta de brinquedos sem o selo do Inmetro, o que ocasionou a apreensão das mercadorias. Foi efetuado o TUF (Termo Único de Fiscalização), e os responsáveis serão posteriormente multados e os produtos destruídos. Foram apreendidos aproximadamente 50 brinquedos expostos, que, por  não possuir o selo do Inmetro, não passaram pela avaliação da conformidade”.

Comentários
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.