Fim de semana com atividades para alertar sobre a anemia falciforme

Compartilhe:
O teste do pezinho é utilizado para detectar a anemia falciforme. Foto: Divulgação Agência Braisl
O teste do pezinho é utilizado para detectar a anemia falciforme. Foto: Divulgação Agência Braisl
O teste do pezinho é utilizado para detectar a anemia falciforme. Foto: Divulgação Agência Braisl

A Anemia Falciforme uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil e que possui alto índice de mortalidade será tema de diversas atividades na Serra desta sexta (18) até o domingo (22).

Para quem não sabe a doença impacta com maior gravidade negros e afrodescendentes e existem testes que ajudam no diagnóstico precoce e no tratamento das pessoas portadoras.

Pensando em alertar a população sobre este risco a Comissão do Grupo Falciforme da Serra em parceria com vereador Sebastião Sabino, propôs atividades para informar e orientar os moradores da Serra sobre o problema.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

As atividades começam nesta sexta (18), às 16h30, onde será realizado um Sinalaço no semáforo do Shopping Montserrat, em Laranjeiras. Neste dia serão distribuídos materiais informativos sobre a doença.

Já no dia 19 (sábado), às 15 h, todos poderão participar do Piquenique Solidário no Parque da Cidade, em Valparaíso. Na ocasião haverá lanche partilhado, atividades lúdicas e apresentações culturais.

Para encerrar as atividades será realizada nesta terça (22), às 18h30, a Audiência Pública, com o tema: “Anemia Falciforme: Avanços e Desafios”, na Câmara Municipal da Serra.

De acordo com vereador Sabino, um dos realizadores das ações, é necessário colocar esse assunto em pauta, considerando que poucas pessoas têm ciência dessa doença e seus malefícios. “É importante trazer essa discussão para Serra, pois 57% da população são auto declarados negros e o Espírito Santo é 4º colocado no ranking nacional da doença”.

Para tirar dúvidas entre em contato com a Associação de Mulheres com Doença Falciforme do Espírito Santo (ASMUFES) pelo telefone 99779-5484 ou pelo e-mail asmufes@gmail.com.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também