E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Festa de São Pedro terá shows, procissão e comidas típicas em Jacaraípe

O dia 29 de junho é feriado oficial é a Serra; a data celebra o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores e também padroeiro
Compartilhe:
festa são pedro
Uma das atrações da Festa de São Pedro é o grupo de pagode Curtição. Crédito: Divulgação
Compartilhe:

Uma das festas religiosas e culturais mais tradicionais da Serra já tem data marcada. A Festa de São Pedro vai reunir moradores e visitantes em Jacaraípe com uma programação que inclui missas, procissão, congo, dança da quadrilha, comidas típicas e shows gratuitos entre os dias 25 e 29 de junho. Vale lembrar que segunda-feira (29) é feriado municipal na Serra. 

A celebração acontece na Matriz São Pedro e em outros pontos do bairro. Além das atividades religiosas, o evento contará com barracas de gastronomia típica e apresentações musicais. 

A festa de São Pedro que é padroeiro dos pescadores, é uma das celebrações mais importantes da Serra, que acontece há cerca de 100 anos na região. 

A programação principal da Festa de São Pedro acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho e reunirá apresentações musicais, quadrilhas juninas, barracas com comidas típicas, atividades religiosas e muito congo. 

Um dos momentos mais aguardados será a tradicional Descida do Navio, no sábado (27), quando os fiéis levam a embarcação da igreja até a Praia do Barrote. No domingo (28), a comunidade realiza a Subida do Navio de volta à Igreja São Pedro.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A realização é da Associação das Bandas de Congo da Serra e da Prefeitura da Serra, com apoio da Equipe Festeiros de São Pedro de Jacaraípe.

Programação da Festa de São Pedro

Quarta-feira (25 de junho)

  • 19h30 – Missa na Matriz São Pedro
  • 20h30 – Cantina da Comunidade

Quinta-feira (26 de junho)

  • 19h30 – Missa na Matriz São Pedro
  • Após a missa – Barracas com comidas típicas
  • 20h30 – Show com Grupo Terapia
  • 22h – Show com Viviane Miranda

Sexta-feira (27 de junho)

  • 15h – Concentração para a descida do barco
  • 19h – Missa na Matriz São Pedro
  • Após a missa – Barracas com comidas típicas
  • 20h30 – Show com May Santos
  • 22h – Show com Alex Salles

Domingo (28 de junho)

  • 8h – Procissão saindo da Praça Encontro das Águas
  • 8h30 – Missa na Matriz São Pedro
  • 15h – Concentração do Congo no pátio da Matriz São Pedro
  • 17h30 – Abertura das barracas
  • 19h – Quadrilha da Catequese e Quadrilha EJC Jacaraípe
  • 19h30 – Show com André Romanha
  • 20h30 – Show com Nanda Marques
  • 22h – Show com Grupo Curtição

Segunda-feira (29 de junho)

  • 19h30 – Missa na Matriz São Pedro
  • 20h30 – Cantina da Comunidade

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também