Fechamento de leito na UTI do Dório Silva volta a gerar polêmica

Compartilhe:
A palestra será na sexta-feira (10) no auditório do hospital. Foto: Gabriel Almeida

Ana Paula Bonelli

O fechamento de leitos no hospital Dório Silva, em Laranjeiras, voltou a ser tema de polêmica na Serra esta semana.

É que o Conselho Gestor do hospital estadual promete uma mobilização nesta quarta-feira às 9 horas, no pátio do hospital para chamar a atenção do Governo com relação ao assunto. Devem participar do movimento profissionais da saúde, membros do conselho e cidadãos.

Segundo um dos diretores do Conselho, Odilon Rocha, a manifestação será contra o fechamento de leitos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Dório Silva.

Odilon disse que o hospital só tinha 14 leitos. “E agora vai diminuir mais ainda. Só iremos ficar com 10 leitos para atender a população. Cirurgias serão desmarcadas por conta do fechamento destes quatro leitos”, denuncia.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Um comunicado emitido pelo Conselho diz que o fechamento destes leitos irá prejudicar e muito a população. “Estamos reclamando da redução de leitos e otimização de equipes. As decisões estão sendo tomadas pelo Estado sem ouvir a opinião do Conselho, que tem o papel de fiscalizar, propor e recomendar atos a serem realizados dentro do Dório. A demanda na saúde pública é grande e oferta é reprimida”, explica Odilon.

Já a diretora do Hospital Estadual Dório Silva, Sonia Dalmolim dá um versão diferente. Segundo ela, haverá uma reforma para ampliação no setor onde funcionava o Centro de Queimados do hospital para criar uma nova UTI. No período da reforma, dois leitos que estavam no local ficarão inativos até que a ala seja reformada para receber oito novos leitos. Com essa ampliação, o Hospital passará dos atuais 22 leitos de UTI para 30 leitos de UTI. A previsão é que esteja em funcionamento em 90 dias.

Entre 2014 e 2015, o Estado tentou transferir os 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Dório Silva para o Hospital Infantil de Vila Velha. Mas houveram protestos dos conselheiros, da população e até de políticos do município e o Governo acabou voltando atrás.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também