Estado vai abrir 600 vagas para contratar inspetor penitenciário com salário de R$ 3 mil  

Compartilhe:
Concurso público será aberto pelo Governo do Estado. Foto: Divulgação
Concurso público será aberto pelo Governo do Estado. Foto: Divulgação

O Governo do Estado, através Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), anunciou abertura de concurso público para a contratação efetiva de 600 inspetores penitenciários. O edital deve ser publicado em março e, assim que isso acontecer, as inscrições serão abertas posteriormente. O salário é de R$ 3 mil.

Apesar do edital ainda não ter sido divulgado, informações iniciais dão conta de que para participar do certame, o candidato precisa ter Ensino Médio completo; carteira de habilitação na categoria B ou superior; altura mínima de 1,65m para os homens e de 1,60m para mulheres. Quem for selecionado, vai trabalhar nas unidades prisionais do Estado, em regime de escala.

O último concurso realizado pelo Estado para esse cargo ocorreu em 2012. Na ocasião, foram ofertadas 500 vagas, sendo 250 para agente de escolta e vigilância penitenciária e 250 para agente penitenciário.

A comissão organizadora responsável por coordenar a realização do certame foi formada em 2021.

Além disso, o Estado também vai abrir 400 vagas para agente penitenciário no Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases). O órgão afirma que a comissão do concurso está finalizando procedimentos internos para, então, elaborar o edital e contratar a banca.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também