
O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (28), um investimento de R$ 1,5 bilhão para a construção de um contorno na região de Nova Almeida, na Serra, e Praia Grande, em Fundão. A obra tem como objetivo reduzir o trânsito intenso de carros e caminhões que passam pela região. No verão, cenas de engarrafamentos fazem parte da rotina dos motoristas que utilizam a ES-010.
De acordo com a administração de Renato Casagrande (PSB), o investimento bilionário também inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Reis Magos. Apesar disso, a antiga será mantida – o que fará com que a comunidade tenha duas passagens sobre o manancial.
A obra será iniciada em Jacaraípe, na Serra, e vai terminar em Santa Cruz, na cidade de Aracruz. A construção está sendo financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que realizou um contrato de empréstimo com o Executivo estadual neste mês de dezembro.
O Governo do Estado prevê que a obra seja concluída em três anos, mas ainda não foi divulgado o cronograma oficial; o Estado precisa utilizar todo o recurso do empréstimo em até seis anos.
Leia também
A nova rodovia vai levar todo o trânsito pesado para fora do bairro, contornar Nova Almeida, Praia Grande e chegar na ponte sobre o rio Itaquaraçu, em Santa Cruz, município de Aracruz.
Vale ressaltar que neste momento, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está construindo a parte inicial do contorno – conhecido como Contorno de Jacaraípe. A obra ocorre nas proximidades do Terminal de Jacaraípe e está sendo feita com recursos do Estado.
O Contorno de Jacaraípe contempla a construção de 8,5 quilômetros de via desde a Avenida Minas Gerais; são R$ 89.849.168,90 de investimento e o prazo de execução de 20 meses. A nova via será interligada com o novo contorno anunciado nesta terça pelo Estado.
Os investimentos ainda contam com a previsão de construção de um contorno menor em Barra do Sahy, em Aracruz.
