[secondary_title]

Está chegando a hora: escolha quando ir ao ESX 2024 de acordo com seus temas de interesse

- PUBLICIDADE-
Sebrae ESX 2024
Está chegando a hora: escolha quando ir ao ESX 2024 de acordo com seus temas de interesse. Crédito: Divulgação

Nesta sexta (14), sábado (15) e domingo (16), acontece na Praça do Papa, em Vitória, o maior evento de inovação do Espírito Santo: o ESX. O evento, que é gratuito, reúne conteúdos de inovação com palestrantes nacionais e internacionais. Mas o que é inovação e como as pessoas podem utilizá-la no dia a dia? Os mais diversos assuntos estão conectados a essa temática, incluindo tecnologias, novas formas de pensar em educação, sustentabilidade e meio ambiente, marketing, vendas e gestão estratégica. E esses são apenas alguns exemplos.

Quer captar investimentos para startups, desvendar o ChatGPT, saber tudo sobre Inteligência Artificial ou aprofundar sua bagagem de conhecimentos sobre ESG? O Espírito Santo Innovation Experience tem a programação certa para você. Confira abaixo um guia com dicas de atrações de acordo com temas de interesse.

Este ano, o ESX terá mais de 130 palestrantes e quase 100 horas de conteúdo. “Os painéis e as palestras terão temas muito atuais, a exemplo da inteligência artificial e do ESG, que é a sustentabilidade nos eixos social, ambiental e de governança”, destaca Samuel Graciolli, gerente da unidade de Inovação e Mercado do Sebrae/ES. O evento deve receber mais de 30 mil participantes ao longo dos três dias de programação. Garanta sua inscrição aqui!

Entre os palestrantes confirmados destacam-se Walter Longo, publicitário e sócio-diretor da Unimark Comunicação; Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA); Ricardo Cappra, cientista-chefe do Cappra Institute, que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios; Facundo Guerra, fundador do Grupo Vegas e autor do livro “Empreendedorismo para Subversivos”; Renato Meirelles, comunicólogo e escritor, que vem conduzindo centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião; Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil; e Dafna Blaschkauer, autora do best seller Power Skills e palestrante referência em liderança e alta performance.

O ESX é uma realização do Sebrae/ES e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com patrocínio master do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Vale; patrocínio ouro da Petrobras e Governo Federal; patrocínio prata da ArcelorMittal, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); patrocínio bronze da Prefeitura de Vitória e Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob). O evento tem ainda como apoiadores a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), a Suzano e a EDP.

ESX 2024 é primeiro evento carbono neutro do Sebrae/ES

O ESX 2024 espelha a jornada do Sebrae/ES no aprimoramento dos eixos ESG. No âmbito ambiental, será o primeiro evento carbono neutro da entidade, com emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) quantificadas e compensadas por créditos de carbono do Grupo Marca, que emitirá certificados de rastreabilidade. Haverá gestão de resíduos, valorização da reciclagem e ações de conscientização ambiental. Já no aspecto Social, o evento contará com uma sala multissensorial e tradução em libras em todas as palestras, a fim de garantir acessibilidade aos participantes. Quanto à Governança, a realização do evento é transparente e oferece canais diretos à Ouvidoria, além de contar com embaixadores para apoiar o Comitê de Sustentabilidade da entidade.

Veja a programação completo:

Se você sonha em ter o próprio negócio, tem boas ideias para solucionar problemas do dia a dia ou já é parte de uma startup, você vai gostar:

Sábado, 15/06, Espaço Rocket

  • 10h Seu negócio pode ir mais longe com o ChatGPT com Otavio Lube (Professor da Faesa e Coordenador de Análise/Desenvolvimento do TRE-ES), Eduardo Barcelos (CEO da Triple AI) e Bernardo Buteri (Analista do Sebrae/ES)
  • 11h15 – Venture Capital: Como captar investimentos para sua startup com José Geraldo Santos (Diretor de Novos Negócios na FCJ Venture), Bruno Vivas (Sócio/Diretor da Brooder) e Vitor Andrade (Head de Venture Capital na ACE Ventures)

Sábado, 15/06, Arena do Conhecimento

  • 10h – Transformação digital: como se adaptar às novas exigências do mercado? Com Chico Saboya (Presidente da EMBRAPII)
  • 11h30 – Painel: Como atuam as Startups de IA-Inteligência Artifical com Thiago Júlio (Diretor Médico da Memed), Gustavo Kuster (Fundador e CEO da Neomed) e Marcus Leitão (Diretor de Inovação na MedSênior)

Se você quer entender a conexão entre Inteligência Artificial e educação, confira:

Sexta-feira, 14/06, Arena do Conhecimento

  • 11h – O futuro da educação em tempos de IA-Inteligência Artificial com Walter Longo (Fundador da Escola do Metaverso e Unimark Comunicação Top Voice LinkedIn)

Sábado, 15/06, Arena da Inovação

  • 17h30 – A revolução das competências: Prepare-se para o mundo da Inteligência Artificial com Silvia Bassi (Editora na The Shift)

Domingo, 16/06, Espaço Rocket

  • 10h – Novas gerações levam inovação para as empresas familiares com Danielle Quintanilha Merhi (Diretora da UTZ Soluções), Francisco Carvalho Filho (Presidente do Conselho de Administração da Timenow) e Fabrício Motta Coutinho (Vice-presidente do Grupo Coutinho)

Se você é ligado em tecnologia e quer conferir as grandes tendências, você vai gostar:

Sexta-feira, 14/06, Arena da Inovação

  • 13h – Cultura Analítica: A chave para transformação está nos dados com Ricardo Cappra (Fundador Cappra Institute)

Sábado, 15/06, Espaço Rocket

  • 16h – Programação mais acessível com as plataformas No Code com Leo Andrade (Fundador da Desenvolvo)

Sábado, 15/06, Espaço Star

  • 10h – Women in tech: O poder das mulheres na tecnologia com Vanessa Müller Leite (Conselheira do Instituto Ladies In Tech), Luana Wandecy (CEO e Fundadora Blindog) e Susiléa Abreu (Professora da UVV)

Se você tem crianças ou adolescentes em casa e quer levá-los para um programa diferente:

O espaço Talentos do Amanhã, que foi um sucesso no ESX 2023, está de volta com mais espaço e mais atividades. Patrocinado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV), essa área tem atividades interativas, jogos e trilhas gamificados de conhecimento para crianças e adolescentes. O objetivo é despertar a curiosidade e o interesse dos jovens por inovação e tecnologia. As atividades estarão disponíveis durante todo o evento.

Se quer saber mais sobre como as tecnologias podem evoluir em um planeta mais sustentável, veja:

Sábado, 15/06, Espaço Star

  • 10h – Women in tech: O poder das mulheres na tecnologia com Vanessa Müller Leite (Conselheira do Instituto Ladies In Tech), Luana Wandecy (CEO e Fundadora Blindog) e Susiléa Abreu (Professora da UVV)
  • 12h30 – ESG Talk – Sustentabilidade na cafeicultura como diferencial do negócio: Aprendendo com a Camocim com Natália Amoedo (Fundadora da Pipah) e Henrique Sloper (CEO na Casa Sloper/Camocim)

Se você curte estudar sobre marcas e como elas influenciam as pessoas, não perca:

Sexta-feira, 14/06, Arena da Inovação

  • 17h30 – Case Sympla: Crescimento aliado à tecnologia e ao marketing com Rodrigo Cartacho (Co-fundador do Sympla)

Sexta-feira, 14/06, Arena do Conhecimento

  • 17h30 – Tik Tok: Como vender sem dancinha com Lyra Libero (Fundadora da Tecla Marketing & Press)
  • Domingo, 16/06, Arena do Conhecimento
  • 16h – Case: Zé Delivery com Bruno Stefani (Colunista Época Negócios, Professor da Fundação Dom Cabral e Ex Diretor Global de Inovação da InBev)
  • 11h – Marketing para Mídias Sociais baseada em dados com Rafael Kiso (Fundador & CMO da mLabs e Autor dos Livros Marketing na Era Digital e Unbound Marketing)

Estes são os principais palestrantes do ESX:

Walter Longo é publicitário, administrador de empresas e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Já foi presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.

Celso Athayde é fundador da Central Única das Favelas (CUFA), de onde se desligou em agosto de 2015, para fundar um grupo de empresas focadas nas favelas e seus moradores: a Favela Holding, a primeira holding social, atualmente é CEO do conglomerado de empresas que detém mais de 20 organizações em diversos seguimentos de atuação.

Ricardo Cappra, cientista-chefe do Cappra Institute, lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. Sua missão é criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e de pessoas. Seus métodos são usados pelo Governo dos Estados Unidos, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev, entre outros.

Facundo Guerra é fundador do Grupo Vegas e autor do livro “Empreendedorismo para Subversivos”. Montou ou reformou mais de 27 bares, restaurantes e casas noturnas, a maioria na região central de São Paulo. Alguns, como o Cine Joia, o Blue Note e a Love Story, são bem conhecidos pelo público da cidade, o que lhe rendeu a alcunha de “rei da noite paulistana”.

Renato Meirelles é comunicólogo e escritor, e, desde 2001, conduz centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião, liderando diagnósticos e estratégias de negócio para as principais empresas que atuam no Brasil. Foi fundador e presidente do Data Favela e, em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).

Rafael Kiso é fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil. Em 23 anos de carreira no mercado digital, Rafael Kiso foi responsável por soluções que potencializam negócios através do universo digital para médias e grandes empresas através da Focusnetworks, martech de performance. Em 2017 foi eleito como o melhor Profissional de Planejamento Digital pela ABRADi. Professor especialista da Start-se University.

Dafna Blaschkauer é autora do best seller Power Skills, palestrante referência em liderança e alta performance, além de atuar como mentora e conselheira. Ela começou na Microsoft, como estagiária, passou pela Apple — onde foi a primeira diretora de vendas no Brasil e atualmente é a diretora de vendas da Nike Training para Ásia, Pacífico e América Latina.

Claire Gunter é responsável por trazer a plataforma Zendesk para o Brasil e construir um negócio de sete dígitos em apenas um ano. A executiva, que precisou aprender português para convencer a Zendesk a investir no país, teve a oportunidade de conhecer de perto os desafios do empreendedor brasileiro, especialmente no mundo digital.

Santiago Uribe Rocha é porta-voz de uma das experiências mais bem-sucedidas da América Latina recente. Natural de Medellín, na Colômbia, ele participou da transformação que elevou de patamar a segunda cidade mais populosa de seu país – com mais de 2 milhões de habitantes. Em duas décadas, deixou de ser a mais violenta do mundo, tornando-se referência em inovação.

ESX 2024

  • Evento gratuito
  • Onde? Praça do Papa – Enseada do Suá – Vitória
  • Quando? De sexta a domingo, dias 14, 15 e 16 de junho
  • Para participar faça a inscrição gratuita pelo site do Sebrae.
  • Confira a programação completa no site do Sebrae.
...

Carreta bate em poste e complica trânsito na Serra

Um acidente envolvendo uma carreta complicou o trânsito de quem passou pelo Terminal de Laranjeiras, na Serra, na manhã deste sábado (13). Uma das...

Confira a programação gratuita de férias no Museu Vale na Serra

Com a chegada da segunda semana de julho, começam as férias escolares de inverno. Pensando nisso, Tempo Novo encontrou uma nova programação para os...

Segundo suspeito de matar instrumentador cirúrgico é preso na Serra

Um jovem, de 19 anos, foi preso dentro de uma barbearia no bairro Planalto Serrano, na Serra, no final da tarde desta sexta-feira (12)...

Eleições 2024: conheça Fred e seus projetos como vereador da Serra

  Eleito com 2.157 votos, Marlon Fred, o Fred (PDT), é mineiro de nascimento, serrano de coração. Ele nasceu na cidade de Montes Claros/MG, em...

Festa junina no Eliziário Rangel promete alegrar o sábado em São Diogo

Neste sábado (13), o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, promove sua festa julina, das 17h às 21h. O evento, que...

Serra abre novas vagas de cursos gratuitos no Senac; veja como se inscrever

Os moradores da Serra têm agora mais oportunidades para ingressar no mercado de trabalho ou iniciar seus próprios negócios. A Prefeitura da Serra, em...