22.2 C
Serra
domingo, 25 de outubro de 2020

Esgoto a céu aberto vira problema sem solução em Balneário Carapebus

Leia também

‘Friozinho’ com comida boa e lazer nos restaurantes do agroturismo da Serra neste domingo

Domingo é dia de relaxar com a família, mas, em dias chuvosos, não dá pra ir em qualquer lugar....

Atenção motoristas! Trechos da Norte Sul estão com grande acúmulo de água na Serra

Os motoristas que precisarem passar pela Norte Sul, na Serra, devem ficar atentos com alguns pontos de possíveis alagamentos....

De novo! Fortes chuvas causam alagamentos em trechos da BR-101 na Serra

O fim de semana está sendo de chuva forte para vários municípios capixabas, incluindo a Serra. E na cidade,...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O problema acontece há anos no bairro e moradores cobram uma solução. Foto: Divulgação leitor

Os moradores de Balneário Carapebus, na Serra, estão sofrendo com o esgoto correndo a céu aberto em algumas ruas do bairro. O transtorno não é uma novidade para quem mora no local, acontece há pelo menos três anos, sem solução.

Segundo moradores do bairro, basta chover, seja uma chuva leve ou torrencial, que o esgoto vaza, formando uma lagoa, obrigando as pessoas a ter contato com as águas sujas e contaminadas de fezes e outros resíduos.

A situação que ocorre na rua Ficus na esquina com a rua Cangerona não é novidade. O TEMPO NOVO já fez outras matérias relacionadas sobre esta mesma denúncia em 2017 e 2018. Na ocasião, a rua Ficus estava totalmente tomada por esgoto, moradores tinham que transitar em meio as águas sujas empoçadas na via.

+ Morador de Carapebus denuncia esgoto a céu aberto

+ Esgoto a céu aberto é transtorno para moradores de Balneário Carapebus

“Isso sempre acontece, eles demoram muito tempo para vir consertar. Toda vez é isso, basta chover que as caixas de esgoto de Balneário de Carapebus ficam vazando pelas ruas e calçadas, contaminando a população local”, denuncia uma moradora que não quis se identificar.

Em 2018, a Cesan/Ambiental Serra disse que não possuía rede de coleta de esgoto no bairro Balneário de Carapebus. Disse ainda que o vazamento ocorreu porque moradores fizeram a ligação indevida de esgoto na rede de drenagem de água da chuva. Onde não há rede de esgoto os imóveis devem ter fossas sépticas que precisam ser limpas periodicamente.

Desde janeiro de 2015 a Cesan gere o esgoto da Serra junto com a empresa privada Ambiental Serra (ex-Serra Ambiental), através de Parceria Público-Privada (PPP).

Agora em 2020, o TEMPO NOVO procurou novamente a Cesan, que responde pela Ambiental Serra. A empresa disse que uma equipe esteve no local nesta manhã (25) e realizou a desobstrução.

Extravasamentos dessa natureza acontecem devido a infiltrações causadas por ligações irregulares de água pluvial no sistema de esgoto. A rede de drenagem pluvial é exclusiva para escoar água da chuva.

Saiba como usar corretamente o sistema de esgoto:
– Nunca ligue água de chuvas nas redes coletoras. Elas estão preparadas para receber esgoto e a ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas.
– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, fio dental, cotonetes, etc.) no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto.
– Limpe periodicamente as caixas de gordura.
– Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais.
– Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas.
– Não jogue lixo nas áreas da Cesan, nem dentro dos poços de visita (PVs). Coloque-o em saco plástico e deixe-o no local e horário indicados.
– Não jogue óleo de cozinha na pia, porque entope a rede de esgoto. Além disso, um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Coloque o resto de óleo em garrafas pet e doe para reciclagem.
Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Atenção motoristas! Trechos da Norte Sul estão com grande acúmulo de água na Serra

Os motoristas que precisarem passar pela Norte Sul, na Serra, devem ficar atentos com alguns pontos de possíveis alagamentos. Acontece que, em alguns locais,...

De novo! Fortes chuvas causam alagamentos em trechos da BR-101 na Serra

O fim de semana está sendo de chuva forte para vários municípios capixabas, incluindo a Serra. E na cidade, os motoristas precisam ficar atentos...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!