Energia solar em prédio pode virar obrigação

Compartilhe:
Dinaldo Rosário conseguiu reduzir em 6 vezes o valor da conta de lux. Foto: Edson Reis

Por Thiago Albuquerque

Prédios que forem construídos na Serra com mais de seis andares podem ser obrigados a captar energia solar. É o que propõe o Projeto de Lei Nº 111/2016, que está tramitando na Câmara de Vereadores.  De acordo com o vereador Gilmar Carlos (PT), autor do projeto, se aprovada, a regra vai obrigar as edificações a terem energia elétrica obtida pela luz solar a partir de placas fotovoltaicas, além da energia distribuída pela Escelsa.

Gilmar explicou que o Projeto foi lido no expediente do último dia 1º de agosto e agora, aguarda parecer da Comissão de Legislação e Justiça. Ainda não há data prevista para que a proposta seja analisada em plenário.

“O Brasil vive hoje uma crise energética muito séria. Ainda somos muito dependentes da energia gerada pelas usinas hidrelétricas, cuja oferta fica à mercê dos regimes de chuva, cada vez mais instáveis. Por isto é imprescindível diversificarmos as matrizes energéticas. A partir do uso da fonte solar de energia num imóvel, é possível economizar até 80% do consumo” justifica Gilmar.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também