Eleitor tem canais para denunciar crimes e perseguição política

Compartilhe:
Foram formalizadas 616 denúncias no Pardal somente em setembro. Foto: Divulgação

 

Neste domingo (28) acontece o segundo turno da eleição para presidente do Brasil. O eleitor que flagrar algum tipo de irregularidade pode denunciar o candidato por meio de canais eletrônicos, tanto via site, quanto via aplicativo de smartphone.

O Pardal pode ser acionado por qualquer cidadão que constatar situações que ferem a Legislação Eleitoral. Para o registro é importante reunir o maior número de provas possível. O eleitor pode baixar o aplicativo Pardal no celular, disponível para os sistemas Android e IOS. A denúncia também pode ser feita por meio do site do TRE – www.tre-es.jus.br e clicar no link Pardal. Lá é possível registrar e acompanhar o andamento da denúncia. Os registros acatados são enviados para a Procuradoria Regional Eleitoral.

Já o eleitor que se sentir coagido por conta de sua opção política, pode denunciar o abuso ao Observatório da Intolerância do Espírito Santo por meio do site da Defensoria Pública do Estado (www.defensoria.es.def.br). Podem ser relatadas situações como ameaças, ataque virtual, violência física, dano patrimonial por motivo de intolerância, entre outros.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também