O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está oferecendo 15 vagas gratuitas para a primeira turma do curso de noções básicas de condução para motorista de caminhão. As inscrições estão abertas no site www.detran.es.gov.br e vão dessa quarta-feira (03) até o dia 10 de junho. As vagas são direcionadas ao público feminino e masculino habilitado na categoria C ou E.
O curso é organizado e coordenado pela Escola Pública de Trânsito do Detran|ES. As aulas terão formato presencial e serão ministradas pelos técnicos especializados da Vitória Diesel. O aluno com frequência 100% de aproveitamento e que preencher o formulário de avaliação receberá certificado após o término do curso.
O objetivo é a capacitação em técnicas de condução econômica e operação eficiente de veículos pesados, princípios de segurança viária, direção defensiva, funcionamento básico dos sistemas mecânicos, utilização correta do trem de força e dos freios auxiliares, além de estratégias para redução do consumo de combustível, preservação dos componentes mecânicos, aumento da produtividade operacional e condução segura em diferentes condições de tráfego e topografia.
Inscrições
Leia também
Para participar, é necessário ser habilitado na categoria C ou E, não estar cumprindo penalidade de suspensão do direito de dirigir, não possuir cassação da CNH decorrente de crime de trânsito, não estar judicialmente impedido de exercer o direito de conduzir veículos automotores e apresentar condições físicas e psicológicas compatíveis com a atividade de condução veicular.
As aulas serão realizadas no dia 17 de junho de 2026 (quarta-feira) na Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), KM-294, Vila Independência, em Cariacica. O curso tem carga horária de 8h, com por parte teórica, das 8h às 12h, e a parte prática, das 13h às 17h.
Conteúdo programático:
- Direção defensiva;
- Mecânica aplicada;
- Ecodriving;
- Física veicular;
- Frenagem;
- Segurança operacional;
- Comportamento humano;
- Técnicas de condução em aclives e declives;
- Eficiência energética;
- Análise de consumo e rentabilidade.
A parte teórica será entre 8h e 12h. Aula prática será das 13h às 17h.
Trajes Obrigatórios: blusa de manga; calça comprida e sapato fechado.