Deputados analisam criação de fundo estadual para desenvolvimento da pesca

Projeto de autoria do Governo do Estado começa a ser debatido esta semana
Compartilhe:
O pescado foi doado para uma instituição beneficente. Foto: Divulgação
Paulo Hartung

Deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (AL-ES) nesta segunda-feira (12) o Projeto de Lei que institui o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura (FUNPESCA) e a Compensação Socioambiental por impacto à atividade pesqueira, vinculados à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O PL tem autoria do Executivo estadual. 

O fundo tem como objetivo prestar apoio financeiro em programas e projetos de interesse da economia estadual, promovendo a evolução tecnológica, a formação profissional, o desenvolvimento de capacidades de recursos humanos e outros aspectos visando o desenvolvimento da pesca e da aquicultura de maneira sustentável, além da fiscalização e do monitoramento de atividades e recursos pesqueiros.

Já a Compensação Socioambiental por impacto à atividade pesqueira e à aquicultura tem como meta melhorar a qualidade ambiental da área explorada pela atividade pesqueira.

Segundo informações do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, no Espírito Santo, a atividade pesqueira envolve 16 mil pescadores e contempla 60 mil famílias. 

As receitas que devem compor o fundo contam com valores oriundos de licenças, permissões e autorizações para o exercício da pesca comercial no Estado e também valores arrecadados a título de compensação ambiental por prejuízos à atividade pesqueira.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também