O deputado estadual Jamir Malini. Foto: divulgação
Recém-chegado à Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jamir Malini (PP) assumiu interinamente desde ontem, segunda (8), o posto de líder do Governo na Casa, função na qual pode ser confirmado definitivamente.
Malini é atual vice-líder do Governo e assumiu a função de líder com a saída do deputado Gildevan Fernandes (PMDB), que entregou o cargo, alegando estar há muito tempo na função e que já teria contribuído o suficiente. O governador Paulo Hargung (PMDB) deve apontar o sucessor definitivo de Gildevan esta semana.
“Na função de líder, mesmo que interinamente, pretendemos manter um bom relacionamento dentro do plenário e, ao mesmo tempo, um bom diálogo com o Governo para que as matérias que aqui chegam, oriundas do Executivo ou demais deputados, sejam votadas para o benefício da população capixaba. Estou interinamente até que o governo decida o nome que assumirá definitivamente a liderança do Governo. Na sessão desta segunda, conseguimos aprovar a manutenção de vetos e projetos do Governo”, afirmou Malini.
O líder
O líder de Governo tem entre suas prerrogativas fazer uso da palavra em defesa do Executivo, no período do Grande
Expediente; participar, sem direito a voto, dos trabalhos de qualquer comissão de que não seja membro, podendo encaminhar a votação ou requerer a verificação desta; encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita ao Plenário para orientar sua bancada e participar do Colégio de Líderes Partidários, com direito apenas a opinar sobre os assuntos em pauta, sem emitir voto.

