De cada 10 carros roubados no ES três são na Serra

Compartilhe:
Veículos na Avenida Central em Laranjeiras: violência deixa o custo do seguro mais caro na Serra. Foto: Fábio Barcelos
Veículos na Avenida Central em Laranjeiras: violência deixa o custo do seguro mais caro na Serra. Foto: Fábio Barcelos
Carros na Avenida Central em Laranjeiras: violência deixa o custo do seguro mais caro na Serra. Foto: Fábio Barcelos

Por Ayanne Karolyne

Um levantamento feito pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFVR) do estado revelou que a Serra foi a cidade que mais registrou roubos e furtos de carros em 2014. No ano, foram cerca de 132 ocorrências por mês, totalizando 1.592 no ano.

Apesar de uma queda de 11% em relação a 2013, quando registrou 1.784 ocorrências, o município lidera o ranking estadual e chega a representar cerca de 30% dos roubos e furtos da região metropolitana.

O empresário M.B, de 49 anos, foi uma das vítimas. No ano passado ele teve seu carro roubado enquanto fechava seu comércio em Laranjeiras, por volta de 19h50. Além do veículo, os criminosos, que estavam armados, levaram dois celulares e documentos. “ Registrei a ocorrência na Polícia, mas o veículo não foi encontrado. Como estava trocando o seguro, fiquei no prejuízo”, lamenta.

Os dados ainda revelam que no ano passado, em todo o território capixabas, foram roubados e furtados cerca de 19 carros por dia, o que totaliza 7.071 veículos. Atrás da Serra, aparecem Vila Velha, com 1.289 ocorrências e Cariacica com 1.232.

Seguro mais caro

Um dos fatores que comprovam essa problemática é alto valor dos seguros de veículos na cidade. Um reportagem feita pelo Tempo Novo em dezembro do ano passado, revelou que os proprietários de veículos na Serra pagam um dos seguros mais caros do Estado exatamente pela quantidade de ocorrências, seja por roubos, furtos ou acidentes.

Segundo o corretor de seguros Gladstone Neri, em um carro como o Gol, por exemplo, que lidera a lista dos mais roubados, a diferença da Serra para os outros municípios varia de R$ 200 a R$ 500, dependendo do perfil do segurado.

Gladstone informa que além do perfil do motorista, o que mais encarece é o lugar onde o carro pernoita e que na Serra, os bairros com maior registro de furto são Laranjeiras, Barcelona e Colina, onde o seguro é ainda mais caro.

Os mais visados

Apesar de contar com um banco estadual de ocorrências e uma base nacional comum para facilitar as buscas, a polícia não divulga os modelos de carros que mais atraem os criminosos. Porém, com base em estatísticas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), levando em consideração os carros que têm seguro, os três modelos mais roubados são o Gol, o Citroen C3 e o Fiat Punto.

Números da Serra – Roubos e Furtos

2014: 1.592

2013: 1.784

Percentual: Queda de 11%

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também