E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Corpo de Bombeiros abre inscrições para Curso de Formação de Guarda-Vidas 2026 no Espírito Santo

Compartilhe:
Foto: Divulgação
Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) abriu, nesta segunda-feira (24), as inscrições para o Curso de Formação de Guarda-Vidas (CFGV) 2026. O certificado é pré-requisito para a participação nos processos seletivos promovidos anualmente pelas prefeituras capixabas para contratação de guarda-vidas antes do período de Verão. As inscrições podem ser feitas até 16 de setembro.

Para participar do curso, o candidato deve ter 18 anos ou mais, ser alfabetizado e possuir CPF e RG. Também é necessário estar em boas condições de saúde, mediante comprovação por laudo médico.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do Corpo de Bombeiros: https://cb.es.gov.br/guarda-vidas-nova.

Etapas do processo seletivo

A primeira etapa da seleção será o Teste de Aptidão Física (TAF), que será realizado entre os dias 21 e 25 de setembro. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 28 de setembro.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Somente os candidatos aprovados no TAF deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição para continuar no processo seletivo. Na sequência, haverá a entrega de documentação, etapa que também possui caráter eliminatório.

Os candidatos aprovados nas duas fases serão matriculados no Curso de Formação de Guarda-Vidas, com duração de quatro semanas e carga horária total de 100 horas, entre aulas teóricas e práticas.

Atuação profissional

O curso prepara os profissionais para atuar na prevenção e no salvamento aquático em diferentes ambientes, como praias, piscinas, cachoeiras, lagos e lagoas.

Após a aprovação, o participante recebe um certificado digital com validade de um ano e fica habilitado a participar de processos seletivos para guarda-vidas realizados pelas prefeituras de todo o Espírito Santo.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também