Condutores de ‘cinquentinhas’ terão que ter habilitação a partir de hoje (1)

Compartilhe:
Dirigir veículo sem possuir a habilitação é considerado infração gravíssima. Foto: Divulgação Detran ES
Dirigir veículo sem possuir a habilitação é considerado infração gravíssima. Foto: Divulgação Detran ES
Dirigir veículo sem possuir a habilitação é considerado infração gravíssima. Foto: Divulgação Detran ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta os condutores de ciclomotores, veículos conhecidos popularmente como “cinquentinha”, que a partir desta quarta-feira (01) todos deverão ter a habilitação correspondente ao veículo, que pode ser a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, conforme Deliberação Nº147, de 02 de março, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Para obter a habilitação, os condutores devem se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado ao Detran|ES e dar início ao processo de habilitação fazendo as aulas e os exames teóricos e práticos na categoria correspondente. Os condutores que já forem habilitados em outras categorias e quiserem conduzir ciclomotor também devem se dirigir a um CFC para fazer a adição da categoria A ou ACC.

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran|ES, José Eduardo de Souza Oliveira, destaca que é necessário estar habilitado para não ter problema com a fiscalização quando a habilitação começar efetivamente a ser exigida. “Dirigir veículo sem possuir a CNH ou Permissão para Dirigir ou, ainda, com documento de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo são infrações consideradas gravíssimas, com multa de R$ 574,62, sete pontos na carteira e apreensão do veículo, de acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.

De acordo com o CTB, ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também