21.8 C
Serra
domingo, 07 de junho de 2020

Cerco eletrônico será implantado na Serra até o final do ano

Leia também

Erosão do mar em Manguinhos segue se agravando e danifica propriedades

Está se agravando o problema da erosão no trecho entre o Recanto dos Profetas e o Vagão na orla...

‘Juro Zero’ já liberou quase R$ 5 milhões para empreendedores no ES, diz Xambinho

A Aderes, órgão responsável por fazer o cadastro dos interessados no empréstimo sem juros, já identificou 6.724 comerciantes aptos...

Mudanças no primeiro escalão da Prefeitura da Serra

Dois secretários municipais, Luciana Malini e Jolhiomar Massariol, foram remanejados entre secretarias da Mulher e da Coordenadoria de Governo...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Sistema já funciona em Vitória há mais de um ano. Foto: Divulgação/PMV

O Cerco Inteligente de Segurança deve ser implantado na Serra até o final deste ano. A promessa é do Governo do Estado, que pretende instalar o sistema – utilizado contra roubo de carros e outros crimes que envolvem veículos – em todas as cidades da Grande Vitória ainda em 2019.

A novidade foi confirmada para o TEMPO NOVO no final da manhã desta quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado do Governo (SEG). Segundo a pasta, o termo de referência e o edital já estão sendo desenvolvidos e devem ser lançados em breve. O Cerco Eletrônico já é utilizado pela Prefeitura de Vitória há mais de um ano e vem reduzindo o número de roubos de veículos na capital, segundo informações do próprio Município.

Na capital, o Cerco funciona por meio de 70 câmeras, localizadas em pontos diferentes da cidade. Os equipamentos podem identificar todos os veículos que passam pelos locais e a equipe que opera o sistema consegue ler as placas e até fotografar os veículos. Se houver indicio de furto ou roubo, é enviado um alerta e todas as informações são passadas para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

> Leitores cobram implantação de ‘Cerco Eletrônico’ contra roubos de carros na Serra

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO no início de agosto, a região de Laranjeiras é onde mais se rouba e furta veículos na Serra. Segundo Gladstone Luiz Nery, corretor de diversas seguradoras de veículos, bairros como Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Valparaíso e Jardim Limoeiro são um dos mais visados pelos ladrões de veículos.

Após a publicação dessa reportagem sobre roubos de carros e motos, muitos leitores cobraram a implantação do Cerco Eletrônico na Serra. Um deles é Renato Ribeiro, morador de Barcelona. De acordo com ele, a cidade precisa “urgentemente” seguir o exemplo de Vitória e implantar o sistema no município.

“Desde a implantação do Cerco Inteligente de Segurança em Vitória, as ocorrências de furtos e roubos de veículos na capital tiveram queda de quase 60%, segundo a prefeitura. Devido à redução desse índice, sete seguradoras já se comprometeram a reduzir o valor dos seguros de carros. São elas: Tokio Marine, Usebens, Liberty Seguros, Indiana Seguros, Sura Seguros, Zurich Seguros e Alfa Seguros.  A Serra precisa caminhar nesse sentido! Além da diminuição desse tipo de crime, a população pode ganhar com a redução do valor de seus seguros”, afirma Renato.

O Governo do Estado ainda não deu muitas informações de como o sistema deve funcionar nas cidades capixabas. Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Governo disse que o sistema começará a ser implantado até o final deste ano na Serra e em outros municípios. Informou, ainda, que, no momento, estão sendo desenvolvidos o termo de referência e o edital, os quais serão lançados em breve.

Serra aguarda orientações do Estado

A reportagem acionou a Prefeitura da Serra que por meio de nota disse que aguarda a elaboração do projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, para saber qual será participação do município. Informou ainda que, atualmente, a prefeitura conta com 160 câmeras, distribuídas em pontos estratégicos do município.

“São utilizadas nos trabalhos preventivos de segurança pública contra roubos, ocorrências de tráfico e outros delitos. Agentes da Guarda Civil Municipal realizam diariamente patrulhas preventivas, nos horários e locais onde existem maiores incidências de furto e roubo”, finalizou a nota.

Comentários

Mais notícias

‘Juro Zero’ já liberou quase R$ 5 milhões para empreendedores no ES, diz Xambinho

A Aderes, órgão responsável por fazer o cadastro dos interessados no empréstimo sem juros, já identificou 6.724 comerciantes aptos a receberem o empréstimo oferecido...

Mudanças no primeiro escalão da Prefeitura da Serra

Dois secretários municipais, Luciana Malini e Jolhiomar Massariol, foram remanejados entre secretarias da Mulher e da Coordenadoria de Governo nas últimas semanas. Luciana pediu...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!