
O campeonato Surf Grommets 2025, realizado na manhã deste domingo (25), agitou a praia de Solemar, em Jacaraípe, na Serra. A competição infantil reuniu diversos atletas mirins de até 14 anos.
Em entrevista ao Jornal Tempo Novo, o organizador do evento, Ranieri Silva, contou que o intuito da iniciativa é atrair novos atletas para a região. “Percebemos que Jacaraípe tem poucos atletas voltados para o surfe, mesmo com boas praias para a prática. Então estamos tentando fomentar esse esporte na região, trazendo atletas não só da Serra, mas de todo o estado.”
Além das tradicionais categorias sub-12 e sub-14, o evento trouxe, neste ano, três novidades: as categorias sub-6, sub-8 e sub-10.
Com todos os atletas no mar, a equipe de reportagem conversou com os pais que estavam na areia torcendo pelos filhos. Um deles é Alessandro Peixoto, pai do surfista Rafael Peixoto, de 14 anos. “A experiência é muito boa, estar vivenciando isso com ele. Sempre foi passado de um para o outro e, hoje, a gente curte junto. Não é só o campeonato: é estar com os amigos, é confraternizar, é ter esse espírito de união.”
Segundo o pai, a prática do surfe é importante para a formação de laços socioafetivos entre crianças e adolescentes. “Como dizem, o surfe é uma família. São colegas que acabam virando amigos para a vida toda. Então é esse legado que vamos passando para os nossos filhos.”