Campanha de vacinação contra sarampo em agosto

Compartilhe:
Cidade não tem planejamento para vacinação contra o coronavírus. Foto: Agência Brasil

Gabriel Almeida

O surto de sarampo que atinge dois estados gerou reação do governo brasileiro, que fará uma campanha de vacinação contra a doença para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Será entre os dias 6 e 31 de agosto, com o dia ‘D’ no sábado, 18 de agosto.

Até a última quinta-feira (19) nenhum caso havia sido registrado na Serra e no Espírito Santo. E embora a Secretaria Estadual de Saúde afirme que não há evidências de que o vírus esteja circulando por aqui, a recomendação do órgão é que crianças e adultos que não foram imunizados se vacinem.

Nas 39 unidades de saúde da Serra, há vacina disponível. É a tríplice viral, que protege contra rubéola, sarampo e caxumba. Normalmente, a primeira dose da vacina tríplice viral é aplicada nos primeiros 12 meses de vida da criança. A segunda dose é aplicada aos 15 meses com a tetra viral (rubéola, sarampo, caxumba e catapora).

Já os adultos entre 20 e 29 que não tenham sido imunizados quando crianças devem tomar duas doses da vacina, os que têm entre 30 e 39 anos devem tomar uma dose da tríplice viral.

Quatro mortes por supergripe

A Serra já confirmou 20 casos de supergripe no município em 2018. De acordo com a última atualização divulgada pela prefeitura, existem ainda 96 casos suspeitos que estão em investigação.  Dentre os casos confirmados, dois evoluíram para óbito por H1N1 e dois por H3N2.

Em todo o estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou um total de 136 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo, sendo 44 casos por Influenza A (H3N2), 87 casos por Influenza A (H1N1) e cinco casos por Influenza B. Deste total, 19 casos evoluíram para óbito, sendo dois por Influenza B, três por Influenza A (H3N2) e 14 por Influenza A (H1N1).

Em 2018 já foram confirmados 580 casos de dengue na Serra. Já de Zika são 26 casos e Chikungunya, 62 pacientes com resultado positivo. Não houve registros de mortes pelas três doenças este ano na cidade. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde.  

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também