
O Ambulatório Municipal de Especialidades da Serra (Ames) será renomeado em homenagem a mãe do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Localizado em Jardim Limoeiro, o centro de especialidades irá se chamar de Floreny Alves Vidigal. O Projeto de Lei que propôs a mudança foi aprovado pelos vereadores na Câmara da Serra.
O projeto é de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT). No texto, o parlamentar afirma que o Ames foi o primeiro local que Vidigal trabalhou após se tornar médico por incentivo de sua mãe – isso em meados dos anos 80. Inclusive, essa é a justificativa para renomear o local.
Paulinho do Churrasquinho, vale ressaltar, é aliado do prefeito da Serra e filiado ao mesmo partido de Vidigal. O projeto foi aprovado pelos vereadores e agora segue pra as mãos do prefeito, que tem o poder de sancionar ou vetar. Nesse caso, é mais que provável e esperado que Vidigal sancione e a medida se torne lei.
Na justificativa da proposição, Paulinho do Churrasquinho afirmou que a trajetória do atual prefeito como médico e escolha pela Serra como cidade de trabalho só teria sido possível devido ao sonho de sua mãe.
“A senhora homenageada tinha um sonho que seu filho se tornasse médico ou pastor e, por pedido dela, quando seu filho se formou médico pediu para que ele trabalhasse em um local onde poderia atender as pessoas mais humildes. Esse filho optou por trabalhar na Serra”, disse o vereador no texto do PL.
Paulinho ainda prossegue com sua justificativa e relata que Sergio Vidigal decidiu trabalhar na Serra e começou a atuar no Ames, em meados dos anos 80. Anos depois, entrou na carreira política, atuou em cargos legislativos e se tornou prefeito da Serra.
“Por obra do tempo e do destino esse filho que teve como o seu primeiro local de trabalho o Ames se tornou o prefeito. O presente projeto tem como objetivo homenagear essa senhora que sabia que a medicina era um sacerdócio, uma ciência a serviço da vida e que deveria atender efetivamente aqueles que menos podem e que menos tem”, justifica Paulinho do Churrasquinho.
‘Projeto não é de bom tom’, dizem vereadores de oposição
O projeto de lei foi aprovado por 13 votos favoráveis contra cinco contrários e uma abstenção. Entre os contrários estão os vereadores Anderson Muniz (Podemos) e Alex Bulhões (PMN).
Vereador de oposição, Anderson Muniz afirmou que o projeto não seria de bom tom no momento já se trata de nomear um espaço público com o nome da mãe de um prefeito que está com mandato em exercício.
“Eu votei contra não pelo fato de ser a mãe de Vidigal, mas de ser a mãe de um prefeito em exercício de mandato. Ele está no exercício da função. Não sei se seria de bom tom fazer isso no momento. Respeito a história e creio que tenha sido uma pessoa incrível. Respeito a história da mãe dele, mas tive o meu posicionamento”.
Já Alex Bulhões justificou seu voto contra apontando o parecer contrário da Procuradoria da Câmara da Serra. “Na verdade, eu não tenho nada contra, mas votei não, pois a Procuradoria da Câmara deu parecer contrário ao PL. Justificando com jurisprudência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo que denominação de prédios públicos é prerrogativa do Executivo”, disse.