Calogi recebe projeto Energia mais Produtiva

Recurso para o projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado Jamir Malini
Compartilhe:
Em julho de 2016 o governo do ES autorizou o desmatamento de 8,3 hectares na zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
Zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da concessionária EDP Escelsa, produtores rurais de Calogi, na Serra, estão sendo contemplados com o programa Energia Mais Produtiva, que tem por objetivo ampliar a oferta de energia elétrica em comunidades rurais. O benefício é fruto de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Jamir Malini (PP), no valor de R$ 300 mil. 

 

Com a ampliação da oferta de eletrificação rural, Calogi passará de bifásica para trifásica. Com isso, os produtores rurais podem adquirir motores mais baratos e máquinas com menos desgaste e menos consumo, secadores de café, resfriador de leite, ordenha mecânica e outros.

Deputado Jamir Malini. Foto: Divulgação
 
A implantação do novo sistema começou há uma semana, 20 de janeiro, e o prazo de execução é de 120 dias. Vai proporcionar mais economia de energia aos produtores. No processo da troca de fase os produtores ganham transformadores com maior potência e podem investir em equipamentos melhores e mais modernos. Serão três quilômetros de rede, em uma primeira etapa. O valor da emenda foi R$ 300 mil”, explicou o deputado. 
Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também