• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 63.562 casos
  • 1.352 mortes
  • 61.622 curados
20.7 C
Serra
sábado, 12 junho - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 63.562 casos
  • 1.352 mortes
  • 61.622 curados

Cachoeira de esgoto da Cesan/Ambiental Serra contamina lagoa em Carapebus

Leia também

Ministro de Bolsonaro cita a Serra e divulga vídeo da obra do Contorno do Mestre Álvaro

Na última sexta-feira (11) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas publicou um vídeo em suas redes sociais,...

Atenção: Serra ainda tem vagas para vacinas de Covid (1° e 2° dose) e Influenza

A Prefeitura Municipal da Serra, por meio da secretaria de Saúde, informa que das vagas abertas nesta sexta-feira (11),...

Serra retoma aulas presenciais para 14 mil alunos do 6º ao 9º ano e EJA

  As atividades para os alunos da rede municipal de educação da Serra que estão cursando entre o 6º e...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Esgoto saindo da estação elevatória próxima às mangueiras na Apa Praia Mole. Foto: Divulgação

Uma cachoeira de esgoto sem tratamento. É o que se formou numa calha existente na Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) de Praia Mole após uma estação elevatória de esgoto operada pela Parceria Público Privada (PPP) Cesan/Ambiental Serra parar de funcionar na tarde desta sexta-feira (07).

Sem tratamento, o esgoto coletado – e cobrado da população – pela Cesan/Ambiental Serra foi parar na lagoa de Carapebus, que apesar de ser área de preservação sofre com a poluição, tendo inclusive registrado mortandade de peixes em janeiro.

O vazamento ocorrido hoje foi registrado em vídeo por um morador que passava nas proximidades. Essa pessoa, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que fez as imagens por volta das 14h e 30, logo depois da pancada de chuva que caiu na região. Disse ainda que a elevatória de esgoto próxima estava com a bomba desligada.

Essa elevatória fica no bairro Lagoa de Carapebus, numa área perto de mangueiras (árvores) existentes numa das margens do manancial. Em condições de funcionamento, o esgoto que passa por lá é bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada em frente ao setor Oceania do bairro Cidade Continental. E depois de tratado, lançado no córrego Guaxindiba, que deságua entre as praias de Bicanga e Manguinhos.

O morador que fez a denúncia disse que no final da tarde o vazamento foi corrigido.

Em nota a Prefeitura da Serra disse que a Fiscalização Ambiental foi deslocada para a área e se for confirmado que houve despejo, a empresa será autuada.

Cesan/Ambiental Serra negam vazamento dizem que água é de chuva

Em nota enviada a reportagem a Cesan negou que tenha ocorrido pane na elevatória e tão pouco vazamento de esgoto. Segundo a concessionária que opera o esgoto da Serra em Parceria Público Privada (PPP) com a Ambiental Serra, o que morador fotografou é água da chuva. Veja a nota na íntegra.

A equipe da Concessionária esteve no local nesta sexta-feira (7) e verificou que a rede coletora de esgoto e a elevatória operam normalmente,  sem nenhuma intercorrência. A Concessionária está monitorando o local e vai fazer uma nova inspeção no final de semana para avaliar se há interferências das redes de drenagem pluvial e esgoto. A imagem do vídeo trata-se de água das chuvas sendo escoada pela galeria de drenagem pluvial, não se trata de uma rede de esgoto. As fotos em anexo são da tarde desta sexta-feira (7), após o período de chuvas.

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!