Atendimento na saúde está normal após saída de cubanos, diz prefeitura

Compartilhe:
Upa de Serra Sede: 10 pessoas já se contaminaram na Serra este ano. Foto: Divulgação

Após perder 29 cubanos que atuavam pelo programa federal Mais Médicos, a Serra recebeu 28 novos profissionais que já estão atuando nos postos de saúde. A informação é da subsecretária  municipal de Saúde, Cristiane Stein.

“Só não repôs os 29 porque um dos novos contratados enviou email informando que não vai se apresentar, mas o Ministério da Saúde sinalizou que vai repor. Além disso, agora em dezembro foram contratados mais 14 médicos para unidades de urgência, que são as Upas (Unidades de Pronto Atendimento) e a maternidade”, disse Stein.

A subsecretária revelou que a rede municipal acabou perdendo outros cinco profissionais, que pediram exoneração para assumir contratos em outros municípios e estados. “Então a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Serra contratou outros oito, desta vez concursados”, frisa.  

Stein acrescenta que o município vem abrindo aos sábados, em forma de revezamento, sete das 38 unidades de saúde. E que isso vem ajudando no atendimento ao usuário que chegou a ficar prejudicado após a saída dos médicos cubanos, ocorrida em 21 de novembro. 

“Isso é uma ampliação dos serviços; nosso objetivo é possibilitar às pessoas que trabalham durante a semana e não têm acesso, atendimento médico e dentista, para que possam se cuidar no fim de semana”.

Estarão abertas as unidades de: Boa Vista, Serra sede, Jacaraípe, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra Dourada e Planalto Serrano Bloco A. O atendimento é das 7 às 17h.

Cristiane acrescenta que o município tem atualmente 97% de abastecimento de medicamentos. “A OMS preconiza que o ideal seria de 80%, estamos com 97,7%, o maior número da história da Serra”.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também