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segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Associação Comercial na luta contra esvaziamento da Serra Sede

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Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

A ACESS, através do Movimento Serra Sede Forte, ajudou a articular protesto contra saída de órgão públicos da região. Foto: Divulgação

Em 2014, através da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da Serra, eclode o Núcleo CDL de Serra Sede. Embora este Núcleo se ocupasse com as questões comerciais, jamais descuidou da organização social para conter o esvaziamento do distrito e ao mesmo tempo lutar para reaver os órgãos públicos. Lutamos e conseguimos a implantação do estacionamento rotativo.

Com apoio da CDL Serra, fizemos várias campanhas comerciais de Natal iniciando assim o protagonismo do comércio. O sucesso das campanhas, mostrou-nos que havia espaço para organizar os empreendedores em associação.

Esta ideia ganhou força porque como a Sede passava pelo fantasma do esvaziamento, principalmente com a ameaça de saída completa do Fórum, percebemos que apenas trabalhar a questão comercial era insuficiente para dar conta das demandas de um distrito, diga-se de passagem, com ricas tradições econômicas, políticas e culturais.

Então, em 2018, através de textos publicados no Periódico Carta Serrana e jornais locais, afinamos o discurso de que juntos e organizados somos fortes.  Trabalhamos o protagonismo da sociedade civil através de atitudes cidadãs, articulamos o Movimento Serra Sede Forte.

A missão principal deste movimento foi estancar o esvaziamento  da Sede do município, discutindo junto ao poder público a retomada do desenvolvimento econômico. Decorre daí a ideia da Nova Serra Sede. O Movimento passou a funcionar como braço político da Associação Comercial e Empresarial da Serra Sede (ACESS), criada em 06 de agosto de 2018.

Modelo associativista

Mas,  para instrumentalizar esta luta, trabalhamos  na  construção de uma entidade associativa que fosse diferente das associações tradicionais: a maioria delas fictícias  porque só existiam no papel.  Decidimos então  ir ao SEBRAE e propor uma consultoria. Nesta 1ª. reunião contamos com a presença de Edson Quintino, Natal Luís, Fabio Boa, Wilson Zon, Mario Barradas e João Luís Vassalo Reis.

Após meses de discussões e de estudos através do método Canvas,  desenhamos o modelo associativista ideal à nossa realidade. Em ato contínuo discutimos o estatuto e elegemos a primeira. diretoria.  Portanto,  da comissão provisória da associação comercial, em várias semanas, a muitas cabeças, em inúmeras reuniões, eis que no dia 06/08/18, o processo amadureceu com a criação da ACESS.

Paralelamente às discussões do modelo associativo a ser implantado, através do grupo de Whatsapp, contamos com a comunicação rápida e eficiente.
Assim, vimos que desde o 1° dia a ACESS era um diamante a ser lapidado: investimos na transparência e na organização.

Decidimos que, ao contrário de muitas instituições que conhecemos, na ACESS  os recursos entrariam obrigatoriamente pela conta bancária e sairiam através de cheque assinado pelo presidente e pelo tesoureiro. O resultado mais importante desta decisão, foi a conquista da credibilidade.

Desde nos primeiros meses investimos na organização interna. Então, tendo como o primeiro ato administrativo/financeiro, a abertura da conta bancária, paralelamente trabalhamos o marketing e iniciamos a tarefa de arregimentar sócios.
Adquirimos o programa Gestor Sindical, cujo processo de informatização já iniciado, será intensificado em 2020, para que todas as ações possam contar com o registro total dos dados.

O auto cadastramento de sócio já é uma realidade e o portal do sócio será brevemente disponibilizado. A ideia é o sócio ter acesso a várias informações que possibilite acompanhar de modo transparente e  em tempo real, informações diversas de onde e como estão investidos os recursos da ACESS. Produzimos 76 quadros “somos filiados a ACESS” e doamos a cada sócio. O custo foi de R$ 1.520,00.

Natal iluminado e passeata contra esvaziamento

Embora as questões comerciais sejam os objetivos centrais da ACESS, durante este período inicial que foi da  fundação em 06/08/18 e  até 31/12/18, fizemos duas ações impactantes: Uma delas a passeata histórica dos 5.000 do dia 02/10/18. Este movimento foi divisor de águas: através dele colocamos a Sede em evidência porque convocamos a imprensa capixaba, denunciamos a falta de respeito do Judiciário Capixaba e sensibilizamos a PMS a cumprir a lei 4.237.

Iluminação de Natal da Serra Sede foi inaugurada no último dia 07 de novembro. Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Através deste movimento apresentamos a Carta de Serra Sede. Fomos recebidos pelo prefeito Audifax e secretariado, em grupo de 40 lideranças. Nesta reunião histórica, conseguimos prédio administrativo da Prefeitura(em construção), Ciretran (sendo instalada no no prédio da Prefeitura velha), Prédio do Instituto de Previdência Social – IPS (em construção), Centro de Treinamento da Sedu e revitalização do centro (Serra Sede).

A outra ação foi a campanha de iluminação do Natal de 2018. De forma inédita, a ACESS comprou as luminárias no valor de R$ 8.395, tendo arrecadado para isto R$ 10.450,00 dos 38 comerciantes. A diferença de R$ 2.055,00 deu pequena folga de caixa à ACESS.
O sucesso da campanha de iluminação despertou em nós, dirigentes, o sentimento de que com organização obteríamos em outras atividades iguais êxitos.

A prova disto é que a iluminação de Natal de 2019 está melhor que de 2018 e mesmo bancada pelo município, nos próximos anos a ACESS exige aprimoramentos para que a iluminação seja cada vez melhor e mais atraente.

Palestras, campanhas, parcerias e comissões

Seguimos em frente, e assim em 2019 realizamos 7 palestras de formação, periódicas que chamamos de Encontro de Negócios ACESS, sendo quase uma por mês. Também fizemos três campanhas comerciais em datas comemorativas do comércio: mês das mães, mês dos pais e Natal.

Ainda em 2019, firmamos 2 convênios: um com a com a TMA construtora para a venda das casas do condomínio Mestre Álvaro Residence. Outro com a CFC – Centro de formação de condutores.

Não foi só. No dia 04/10/19, realizamos a Festa de 1° aniversário da ACESS. Um baile com a banda Estrela  dos Artistas no Sitio Recanto Mestre Álvaro. Foi sucesso total, pois, pela primeira vez, conseguimos reunir os associados em evento social, que trouxe alegria, descontração e convivência.

Edson Quintino (de blusa rosa) com parceiros comerciantes: campanhas para atrair consumidor em datas fortes do varejo. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Ao longo do ano, a ACESS enviou 33 ofícios aos órgãos públicos e a potenciais sócios. Fez várias reuniões de diretoria registradas em atas. Realizou eleição e posse da nova diretoria. Por fim, criou o Feira do Artesanato de Serra Sede, cujo evento acontece todas as quintas na Praça Walter de Assis (Ponto de Encontro).

Para dar conta das inúmeras tarefas, a ACESS, hoje conta com as seguintes comissões: de campanhas; de festas sociais; de finanças; de palestras e cursos(em formação); eleitoral sendo esta última provisória, eleita em assembleia e  que cumpriu o papel de conduzir o processo de renovação da diretoria  para o segundo mandato. Por fim está para ser formada a comissão de esporte e lazer.

Metas para o biênio 2020/2021

Assim, após um ano cinco meses de caminhada, com total independência,  a ACESS conta hoje com 72 sócios,  com metas ousadas para 20/21: chegar a 120 associados; realizar festas de aniversário da Associação em 2020 e 2021; fazer uma palestra por mês (alcançar a marca de 20)até agosto de 2021; aproximar com o SEBRAE para trazer cursos para serem ministrados na Serra Sede; trabalhar pelo menos três campanhas comerciais de datas comemorativas do comércio.

Também são metas para o biênio, trabalhar junto às comunidades para o desenvolvimento do distrito; contribuir para a criação da cadeia produtiva do artesanato; conduzir o processo eleitoral em 2021 para escolha da nova diretoria; encaminhar a discussão do projeto de construção da sede da ACESS.

E a mais ousada das metas:  a transformação da nossa praça comercial em maior, mais dinâmica, mais diversificada, ao atrair a instalação de mais lojas para que fundamentalmente, nenhum cidadão tenha que se deslocar daqui pra comprar em outra praça, por necessidade.

Por fim, quero agradecer e parabenizar aos diretores da ACESS:  Edson Quintino, Walter Bezerra, Natal Luis, Aparecida Salvador, Diucimar de Moraes, João (Copacabana) que  acreditam neste projeto. E também aos 72 sócios e aos vários colaboradores, patrocinadores e apoiadores que também acreditam na proposta.
Portanto, a ACESS é nossa, e com bela história, muitos desafios à frente, mas já vitoriosa. Sigamos em frente!

Edson Quintino do Nascimento é presidente da ACESS. É também filosofo e comerciante da Serra Sede

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