Serra, 26 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 12 de setembro de 2018 às 0:24

Aprovada criação do Conselho Municipal de Direitos Humanos

Vereadores da Serra aprovaram a criação do colegiado, que contará com 26 membros


Vereadores da Serra aprovaram durante a sessão desta quarta-feira (12) a criação de mais um conselho na cidade. Por meio do Projeto de Lei 106/2018, fica criado o Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH). 

O colegiado tem entre as atribuições articular os conselhos, as secretarias municipais e a sociedade civil para a implementação de políticas públicas, visando a efetividade dos direitos humanos. 

O conselho será constituído por 26 membros, sendo 13 do poder público. Destes, 11 são indicados pelo Poder Executivo, um pela Câmara de Vereadores e um da Polícia Militar. 

Outros 13 membros serão apontados pela sociedade civil, submetidos a um processo seletivo, cuja votação ocorrerá durante assembleia geral convocada com esta finalidade.

Por meio do projeto também fica criado o Fundo Municipal dos Direitos Humanos, que será gerido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). A composição do fundo, segundo o projeto, se dará por meio de emendas parlamentares, doações de empresas, fórum e Ministério Público a partir de multas por crimes contra os direitos humanos, doações de pessoas físicas, entre outras. 

Durante a fase de discussão do projeto, o vereador Pastor Ailton (PSC) questionou por que a Câmara tem um representante e a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Serra, não tem assento garantido. 

“Não contempla a OAB, e vários assentos são reservados para o Executivo; geralmente o vereador indicado é aquele que compõe a base, os conselhos estão liberando licenças ambientais e da pedreira; estão com mais poder que a Câmara”, reclamou.

Já Nacib Haddad (PDT), que preside a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Casa, explicou que o CMDH é um colegiado consultivo.

“O conselho não tem função deliberativa; quem vai indicar o membro é o presidente da Câmara, que eu confio que vai indicar um membro independente e que participe das reuniões, trazendo as informações para a Câmara. Esse conselho não tem função para deliberar nada”, justificou Haddad.

 



O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por