[secondary_title]

Após volta às aulas, 43 alunos e funcionários são infectados pela Covid-19 em escolas na Serra

- PUBLICIDADE-
No Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra, foram tomadas diversas medidas de segurança para o retorno presencial. Foto: Divulgação

A retomada das aulas presenciais no Espírito Santo começou a ocorrer no dia 5 de outubro. E para que isso acontecesse com segurança, diversas medidas para evitar a proliferação do coronavírus no ambiente escolar foram determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e adotadas pelas escolas. Mesmo assim, 43 alunos e profissionais de educação já foram infectados pela Covid-19 em unidades escolares que ficam situadas na Serra.

A informação foi confirmada pela Vigilância Sanitária da Serra ao TEMPO NOVO na tarde desta terça-feira (10). De acordo com o órgão, estão sendo feitas inspeções de rotina nas escolas do município desde o retorno das aulas presenciais. Até o momento, apenas uma denúncia de supostas irregularidades foi recebida, mas após apuração, foi constatado que a situação é inexistente.

Sobre os 43 casos confirmados e investigados, a Vigilância informou que não há necessidade de suspensão das atividades nessas unidades, já que não foi caracterizado surto em nenhuma escola da cidade. Por meio de nota, a Prefeitura da Serra ainda informou que ações de fiscalização irão continuar ocorrendo enquanto perdurar a pandemia de Covid-19.

A Prefeitura não informou quais escolas tiveram casos confirmados de coronavírus. Também não distinguiu a quantidade de alunos e funcionários infectados. De acordo com o Município, os registros foram de escolas estaduais e privadas.

Vale lembrar que somente as escolas estaduais e privadas retornaram o ensino presencial na Serra. Isso porque a Prefeitura da Serra decidiu que as unidades escolares municipais, incluindo as creches, não iriam voltar às aulas neste ano.

Na ocasião – quando anunciou que não iria retornar com as aulas – a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), apontou que um retorno presencial no final do mês de outubro – conforme a previsão de volta do ensino fundamental dada pelo Governo do Estado – não representaria um impacto positivo considerável na rotina do estudante.

Isso seria por conta da necessidade de realizar as aulas em sistema de rodízio e parte dos alunos iria frequentar presencialmente apenas dez dias letivos até o fim do ano. Ainda não há uma data específica para o retorno presencial na cidade, mas a prefeitura espera que isso ocorra em fevereiro de 2021.

Casos de coronavírus na Serra e ES 

A Serra já registrou 20.999 moradores infectados pelo coronavírus. Além disso, já são 551 óbitos e 28.760 pacientes suspeitos – que aguardam o resultado dos testes já realizados. A cidade, que é a terceira com mais casos e mortes causadas por complicações da doença, também possui 19.245 pacientes considerados curados da Covid-19.

É importante lembrar que desde o início da pandemia, a Serra sempre esteve entre as cidades mais afetadas pela doença, inclusive chegou a liderar o número de óbitos por várias semanas consecutivas.

Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (28), Feu Rosa (27), Nova Carapina I (21), Vila Nova de Colares (20), Cidade Continental (18), José de Anchieta I (18), Planalto Serrano (17), Barcelona (17) e Parque Residencial Laranjeiras (16).

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 1.011 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 835. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 164.659 confirmações, 3.953 mortes e 151.813 curados.

...

Carreta bate em poste e complica trânsito na Serra

Um acidente envolvendo uma carreta complicou o trânsito de quem passou pelo Terminal de Laranjeiras, na Serra, na manhã deste sábado (13). Uma das...

Confira a programação gratuita de férias no Museu Vale na Serra

Com a chegada da segunda semana de julho, começam as férias escolares de inverno. Pensando nisso, Tempo Novo encontrou uma nova programação para os...

Segundo suspeito de matar instrumentador cirúrgico é preso na Serra

Um jovem, de 19 anos, foi preso dentro de uma barbearia no bairro Planalto Serrano, na Serra, no final da tarde desta sexta-feira (12)...

Eleições 2024: conheça Fred e seus projetos como vereador da Serra

  Eleito com 2.157 votos, Marlon Fred, o Fred (PDT), é mineiro de nascimento, serrano de coração. Ele nasceu na cidade de Montes Claros/MG, em...

Festa junina no Eliziário Rangel promete alegrar o sábado em São Diogo

Neste sábado (13), o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, promove sua festa julina, das 17h às 21h. O evento, que...

Serra abre novas vagas de cursos gratuitos no Senac; veja como se inscrever

Os moradores da Serra têm agora mais oportunidades para ingressar no mercado de trabalho ou iniciar seus próprios negócios. A Prefeitura da Serra, em...