
Os alunos da Escola Municipal Valeriana Rosa Cezar, localizada no bairro Reis Magos, na região de Nova Almeida, terão suas aulas retomadas nesta quarta-feira (31), de acordo com a Secretaria de Educação da Serra. A unidade de ensino estava sem aulas devido ao desabamento do teto de quatro salas de aula, que ocorreu há cerca de uma semana, resultando na interdição desses espaços e no rodízio de turmas na escola. A situação tem causado preocupação e incômodo para a comunidade escolar.
“A escola funciona no formato improvisado há mais de 15 anos. A situação no Valeriana já não é fácil e agora a escola está desse jeito. Querem fazer estruturas provisórias de salas de aula na quadra de esportes. Já estão construindo, mas tudo acontece de forma lenta, como já conhecemos. Infelizmente, a situação desta escola se tornou insustentável, independentemente da administração que está no poder”, desabafou uma professora que preferiu não se identificar.
Segundo relatos da educadora, três salas de aula estão funcionando normalmente. No entanto, há uma confusão de informações em relação às turmas e à distribuição dos alunos.
+ Novo concurso do Estado vai ofertar mais de 500 vagas de nível médio e salário de R$ 3 mil
“Temos três turmas por dia e uma confusão de informação. São quatro salas interditadas e três funcionando. A escola está funcionando nas instalações do Projeto Gaivotas, há muitos anos, onde foi montada uma estrutura provisória. Em março, houve o desabamento da estrutura de uma sala que continha o único Datashow, e agora essas quatro salas tiveram o teto desabado há uma semana”, explicou.
O Tempo Novo entrou em contato com a Secretaria de Educação da Serra, que informou que os reparos estão em andamento e as aulas serão retomadas nesta quarta-feira (31). A secretaria também assegurou que os conteúdos serão repostos aos alunos afetados pela interrupção das atividades.
Aproximadamente 160 alunos frequentam a unidade de ensino, que espera poder superar esses desafios estruturais e garantir um ambiente adequado para o aprendizado e desenvolvimento educacional de seus estudantes.