Após rompimento de dique, enchente do Rio Santa Maria pode atingir casas na Serra

Compartilhe:
Serra
Após rompimento de dique, alagamentos da região de José de Anchieta e Jardim Tropical podem piorar, na Serra. Crédito: Divulgação

Os alagamentos das baixadas de José de Anchieta, Jardim Tropical e Central Carapina podem se agravar ainda mais por conta do rompimento de um dique do Rio Santa Maria, na estrada de Queimado, na Serra. Com o transbordo do manancial, os alagados do contorno – que já ficam inundados em épocas chuvosas – ficaram com o nível de água muito mais elevado.

E é exatamente para esta região – os alagados do contorno – que as águas das inundações que afetam os bairros citados costumam escoar. Na tarde do último domingo (4), a reportagem do Jornal TEMPO NOVO esteve em José de Anchieta II e verificou que o valão do bairro estava transbordando e afetando diversas casas.

As águas de chuva e esgoto já haviam parado de escoar e começavam a voltar para dentro do bairro, inundando diversas residências. Na manhã desta segunda-feira (5), a reportagem esteve na região de Queimado, na Serra, e constatou o rompimento do dique do Santa Maria.

A ocorrência foi registrada na porteira da fazenda Larica, próximo a captação de água da Cesan. O transbordo causou uma imensa inundação nos alagados do contorno.

As águas do Canal dos Escravos, ao invés de seguirem para a baia de Vitória, estão retornando para a região de Central Carapina.

Moradores começam a sair de suas casas na Serra

Conforme informado anteriormente pelo TEMPO NOVO, os moradores da região de José de Anchieta II estão sofrendo com os impactos causados pelas fortes chuvas que atingem a Serra há mais de uma semana. Vídeos e fotos enviados por internautas mostram que o valão que corta a comunidade transbordou e levou esgoto para dentro de várias casas.

Entre a noite de sábado (3) e a manhã deste domingo (4), o nível da água que passa pelo antigo córrego aumentou. Na manhã de hoje, a situação piorou. O esgoto que passa no local já começou a invadir as residências do bairro da Serra.

Uma das situações mais complicadas ocorre na rua Jesus Menino, que fica às margens do valão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local para auxiliar na saída de alguns moradores.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também