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Após mudança no trânsito feita em 2019, Barcelona registra aumento de acidentes e 5 mortes

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Obra feita em 2019 pela gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos é alvo de críticas. Foto: Divulgação

Palco para constantes acidentes de trânsito e muitas mortes, o trecho da Avenida Norte Sul, na entrada de Barcelona, receberá intervenções urgentes da Prefeitura da Serra para evitar mais fatalidades. Somente neste ano, já foram cinco atropelamentos com vítimas fatais no local – que sofreu significativas mudanças no trânsito em 2019 – durante obra da gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos.

De lá pra cá, a comunidade vive um aumento expressivo de acidentes, o que não acontecia com tamanha frequência antes da entrega das obras. Em menos de dois meses, foram registrados cinco atropelamentos e, um deles, ocorreu na manhã da última terça-feira (14), quando um ciclista acabou morrendo após ser atropelado por caminhão.

Outro caso marcante ocorrido na Norte Sul foi à morte de uma criança, de apenas 10 anos, que também foi atropelada por um veículo em janeiro deste ano. Ao todo, desde a inauguração da obra da gestão de Audifax, foram cinco mortes e dezenas de acidentes.

Apesar de nunca ter sido confirmado pela antiga gestão do Município, as mudanças na entrada de Barcelona foram feitas com a intenção de beneficiar o Supermercado Casagrande que, na época, estava terminando a construção de uma loja na região. Informações do meio político e também de moradores dão conta de que as intervenções ocorreram exclusivamente para a implantação do estabelecimento.

O morador do bairro, Renato Ribeiro, é um dos que reclamam das alterações feitas em 2019. Ele ainda relaciona todas elas como a principal causa dos constantes acidentes que ocorrem no local. “A mudança do trânsito foi a seguinte: existia uma rotatória e por conta do empreendimento Casagrande, a Prefeitura acabou com a rotatória. O beneficiado foi o supermercado. O morador não foi beneficiado de forma alguma”, afirmou.

Renato ainda disse que a retirada da rotatória foi algo ruim para quem mora em Barcelona. “Com o fim da sinalização antiga, os veículos começaram a trafegar em alta velocidade, pois não tem mais a rotatória que fazia os motoristas reduzirem a velocidade. Os veículos passam acima da velocidade permitida e alinhada a questão de que a sinalização feita na época foi para atender o supermercado. A sinalização horizontal é falha e confunde os pedestres e ciclistas, que tem que andar em zig zag muitas vezes para pegar a faixa e atravessar a Norte Sul”, reclamou.

No local, segundo o morador, não existe sinalização horizontal clara e que indique a velocidade da via. Por lá, existe apenas sinalização vertical com as placas. “A obra beneficiou o empreendimento, mas trouxe todo esse problema, dos veículos em alta velocidade e da sinalização ruim, que consequentemente está causando acidentes todas as semanas”, completou.

Sugestões da comunidade

Ainda em conversa com a reportagem, Renato Ribeiro – que também é uma liderança política do bairro – sugeriu algumas medidas que poderiam ser adotadas pelo Município para solucionar os problemas e evitar novos acidentes. “Fica de sugestão que os semáforos não deveriam ficar sincronizados, pois assim pegariam um aberto e outro logo na frente fechado, alinhado com a melhoria na sinalização pública horizontal do local para que fique claro para o motorista e os pedestres onde eles devem trafegar. Unindo isso aí a uma fiscalização em horários de pico de agentes de trânsito do município, se não eliminar, pelo menos reduzir o número de acidentes de trânsito que estão ocorrendo por ali”, finalizou.

Prefeitura promete melhorias em Barcelona

A Secretaria de Obras da Serra informou que a sinalização da região será revista. Serão colocados atenuadores de velocidade e também haverá revisão da sinalização semafórica.

O objetivo, segundo a Prefeitura da Serra, é evitar que novos acidentes ocorram. O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) também vai intensificar a fiscalização na região.

Audifax diz que obra reduziu conflitos viários no local

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, foi procurado pela reportagem para se posicionar sobre a obra feita na sua gestão. De acordo com ele, as melhorias que ocorreram no cruzamento da Av Norte Sul x Av Região Sudeste foram discutidas em reuniões realizadas na comunidade em anos anteriores a chegada do Supermercado Casagrande.

“Quando da chegada esse empreendimento, foi realizada audiência pública e discussão no Conselho da Cidade, onde ficou definida a implantação do projeto de trânsito existente para região como medida mitigadora de impacto. Antes da obra, a interseção não apresentava faixas de pedestres adequadas, não havia ciclovia, e a geometria da interseção não comportava mais o alto volume de veículos que passam pelo local”, disse o ex-prefeito.

Ainda de acordo com Audifax, “com as obras, foram implantadas faixas de pedestres, ciclovia e todo trecho foi semaforizado, além da proibição de conversões à esquerda, o que reduziu significativamente os conflitos viários no local”.

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