Ambiental da Serra resgata galos de rinha em Colina de Laranjeiras

0
Ambiental da Serra resgata galos de rinha em Colina de Laranjeiras
Os galos estavam com sinal de maus-tratos. Foto: Everton Nunes

Após uma denúncia anônima, 16 galos foram resgatados em Colina de Laranjeiras, na Serra. A ação foi feita pela equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e há suspeitas de que os animais estavam sendo utilizados em brigas, conhecidas popularmente como rinhas.

Os galos, que estavam com sinais de maus-tratos, foram encaminhados para o Rancho Bela Vista, em Belvedere. O local tem contrato com a Prefeitura da Serra para receber animais apreendidos. De acordo com a assessoria de imprensa do município, o responsável pelos animais foi multado e vai responder por crime ambiental. Ninguém foi encaminhado para a delegacia. A ação contou com apoio da Polícia Militar Ambiental.

Na legislação brasileira não existe qualquer norma que proíba os espetáculos de briga de galo. Mas, a recente Lei 9605/98, a chamada Lei de Crimes Ambientais, a rigor do seu artigo 32, define como crime ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, a exemplo da rinha de galo ou de cães ou outros animais. A pena é detenção de três meses a um ano e multa. 

Na Serra, denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321/ 0800 283 9780 ou pelo e-mail: [email protected].

Comentários