O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois avisos de chuva intensa que abrangem todo o Espírito Santo, com validade entre 10h desta segunda-feira (3) e 10h da terça-feira (4). Os alertas variam entre os níveis amarelo e laranja, indicando diferentes intensidades de fenômenos climáticos.
O alerta amarelo, considerado de perigo potencial, foi emitido para todas as regiões capixabas. A previsão indica chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos variando entre 40 e 60 km/h. Apesar de ser o mais leve da escala, o aviso pede atenção para possíveis transtornos localizados, como alagamentos pontuais e rajadas de vento.
Alerta laranja atinge 57 municípios
Já o alerta laranja, que representa maior risco, foi direcionado a 57 municípios capixabas. Nestas localidades, a expectativa é de chuvas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas e ventos de até 100 km/h, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo.
O Inmet afirmou que há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Leia também
Entre as cidades incluídas estão Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Linhares, Guarapari, entre outras. Veja a lista:
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Atílio Vivácqua
- Baixo Guandu
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Colatina
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Fundão
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibiraçu
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Pancas
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São José do Calçado
- São Roque do Canaã
- Serra
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Previsão de chuva para o mês de novembro
A Climatempo prevê um novembro marcado por muita chuva em diversas regiões do Brasil. O fenômeno La Niña, atualmente ativo no oceano Pacífico Equatorial, favorece a entrada de frentes frias pelo Sul e Sudeste, além da formação de corredores de umidade que transportam ar úmido do Norte para o Centro-Oeste e o Sudeste.
Segundo os meteorologistas, um ou dois desses corredores poderão evoluir para a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que provoca chuvas persistentes por vários dias consecutivos. No Sudeste, a tendência é de temperaturas ligeiramente diferente da média, devido ao excesso de nebulosidade, à chuva frequente e à chegada de massas de ar frio.
