Aeroporto de Vitória terá posto para Justificativa Eleitoral

Compartilhe:
Eleitores podem justificar ausência no posto localizado no Aeroporto de Vitória. Foto: divulgação
Eleitores podem justificar ausência no posto localizado no Aeroporto de Vitória. Foto: divulgação
Eleitores podem justificar ausência no posto localizado no Aeroporto de Vitória. Foto: divulgação

O aeroporto Eurico Salles, localizado em Goiabeiras, é um dos 11 em todo o país que vai contar com posto de justificativa eleitoral no próximo domingo (2/10), data do primeiro turno das eleições municipais, quando serão eleitos prefeitos e vereadores para o mandato de 2017-2020.

Além do aeroporto capixaba, outras dez unidades dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para atender aos eleitores que estiverem em trânsito serão instaladas nos aeroportos de Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Aracaju (SE), Salvador (BA), Goiânia (GO), Teresina (PI), Maceió (AL) e Cuiabá (MT).

Para ver outros locais destinados ao recebimento das justificativas eleitorais, os eleitores podem baixar gratuitamente o aplicativo “Onde votar ou justificar”, criado pela Justiça Eleitoral. Os interessados podem baixá-lo pelas lojas online Google Play e iOS App Store.

Justificativa Eleitoral

 O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência, dirigindo-se a um local de votação portando documento oficial com foto e o Título de Eleitor. Deverá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível nos postos de justificativa, entregue apenas no dia da eleição (dia 2 de outubro – 1º turno e dia 30 de outubro – 2º turno, se houver).

É possível ainda preencher o RJE após a eleição e entregá-lo em um cartório eleitoral ou via Correios ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito. O prazo para a justificativa neste caso é de 60 dias após o pleito.

A cada turno de eleição é necessário fazer nova justificativa, evitando pendências com a Justiça Eleitoral.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também