E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

A Serra precisa ficar “distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, diz diretor-geral do IJSN

Compartilhe:
IJSN Serra
Pablo Lira e Vidigal assinam parceria entre Prefeitura da Serra e IJSN para auxiliar no planejamento estratégico. Crédito: Edson Reis.
Compartilhe:
IJSN Serra
Pablo Lira e Vidigal assinam parceria entre Prefeitura da Serra e IJSN para auxiliar no planejamento estratégico. Crédito: Edson Reis.

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O objetivo é realizar um estudo abrangente, baseado em diagnósticos sustentados por dados e informações, para então projetar soluções e alternativas de acordo com cenários estimados. Esta não é a primeira vez; na verdade, o primeiro planejamento estratégico da história da Serra foi realizado por Vidigal em seu primeiro mandato (1997 – 2000), sendo atualizado e reformulado nos mandatos subsequentes, o que originou muitos projetos e investimentos que hoje estão consolidados.

O evento ocorreu no auditório do Hotel Serra Grande e reuniu diversos segmentos da sociedade civil organizada, além de representantes dos setores públicos e privados. A empresa de consultoria Macroplan, reconhecida nacionalmente e com diversos trabalhos realizados no Espírito Santo, será tecnicamente responsável pelo planejamento estratégico. Além disso, o estudo contará com o apoio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), principal subsidiário de conhecimento para promover políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

Durante o evento, além de Vidigal, Pablo Silva Lira, Diretor-Geral do IJSN, tomou o microfone para enfatizar a importância de um estudo que norteará as ações do poder público municipal pelos próximos 20 anos. “A Serra está realizando o maior conjunto de entregas para a população; aliadas aos investimentos do Estado e do Governo Federal. São obras são fruto de planejamento antecipado, como o Contorno do Mestre Álvaro e o de Jacaraípe; o Binário da Norte Sul; a Rotatória do Ó, a Abido Saad, entre outros. E não são apenas ações conjuntas do poder público com o poder público, mas também integradas ao setor produtivo, que é ativo na Serra”, disse Pablo.

Ele ainda alertou sobre a complexidade que envolve gerenciar uma cidade com as características socioeconômicas da Serra, aliada à dificuldade de organizar uma máquina pública tão demandada pela população. “A Serra precisa tomar cuidado para não perder esse equilíbrio e esse planejamento. Por isso, é importante se manter distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, alertou Pablo Lira, recebendo fortes aplausos do público presente.

Pablo Lira elogiou a Serra, que está administrativamente “alinhada com o Governo Estadual e o Governo Federal”, o que permite à Prefeitura ter maior capacidade de investimento público em obras e ações. O Diretor-Geral do IJSN também destacou esforços em conjunto com o governador Renato Casagrande para realizar entregas à população e melhorar a qualidade de vida dos serranos.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é jornalista, publisher e sócio-diretor do Jornal Tempo Novo, veículo fundado em 1983 na Serra (ES) e referência na cobertura da Serra e da Grande Vitória. Conduziu a transformação digital do jornal, que em 2025 foi eleito o melhor site estadual de notícias no Brasil Publisher Awards. No portal, assina a coluna Mestre Álvaro, com análises sobre política, economia, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente, sempre com leitura crítica dos fatos e apoio em dados. Formado em Administração pela Ufes, é autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024). Recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins e a Comenda Augusto Ruschi, da Assembleia Legislativa do ES, e a Comenda Nelson Mandela, da Câmara Municipal da Serra. Com leitura crítica dos fatos e uso de dados públicos, acompanha de perto a gestão municipal, as eleições e os temas que mexem com o dia a dia de quem vive na Serra. É autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024), uma reconstituição jornalística da trajetória do município.

Leia também