
A Receita Federal confirmou que o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 será pago no dia 30 de maio, coincidindo com o prazo final para entrega da declaração. O lote contempla contribuintes prioritários e aqueles que entregaram a declaração no início do prazo.
Quem recebe primeiro?
Como nos anos anteriores, o pagamento segue uma ordem de prioridade definida por lei. Estão no topo da lista:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Contribuintes com deficiência ou moléstia grave;
- Professores cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que optaram por receber via Pix com chave CPF — uma das grandes inovações da Receita para agilizar os pagamentos.
- Além disso, quem entregou a declaração nos primeiros dias também poderá entrar neste lote, desde que não haja pendências ou inconsistências.
+ Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores
Como saber se você está no primeiro lote?
A consulta pode ser feita a partir de 23 de maio, pelo site da Receita (https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/) ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O sistema mostra se a restituição foi liberada, em qual banco será paga e o valor.
A restituição é uma excelente oportunidade para organizar as finanças. Usar esse valor para quitar dívidas ou investir pode ser mais inteligente do que gastar sem planejamento, orienta Vanusa Neves, contadora especialista em tributos e planejamento financeiro.
Restituições serão pagas em cinco lotes
O calendário oficial prevê cinco lotes entre maio e setembro:
- 30 de maio
- 30 de junho
- 31 de julho
- 29 de agosto
- 30 de setembro
Cada lote contempla os contribuintes de acordo com a ordem de entrega da declaração e critérios de prioridade.