
No dia 17 de dezembro, em Vitória o cantor o cantor e compositor Zel Moreira irá apresentar seu segundo show de lançamento do seu novo álbum. O projeto faz parte de uma homenagem aos 50 anos do disco de MPB “Clube da Esquina”, que em 2022 foi eleito o melhor álbum brasileiro de todos os tempos em uma enquete realizada junto a mais de 160 especialistas da área musical.
+ Músicas natalinas e show de Black Sete no Parque da Cidade, na Serra
O álbum de Zel Moreira intitulado “O Rock da Esquina No Tom de Sempre” contém 13 composições de Chico Lessa, membro da primeira formação do célebre movimento que inseriu Minas Gerais no mapa mundial da música a partir do encontro entre a tradição folclórica mineira e o rock progressivo, a música sacra, a latinidade e as linhas melódicas e harmônicas refinadas.
O álbum chega ao mercado por meio de uma edição especial da mídia física digital MBox, reunindo as faixas em MP3, minidocumentário com depoimento de membros do Clube da Esquina e DVD com videoclipes das gravações.
Leia também
O primeiro show do projeto ocorre no dia 11 em Belo Horizonte, mas é no dia 17 que a capital capixaba recebe Zel Moreira, a partir das 14h, no Pub 426. Em ambos os eventos Zel Moreira vai contar com a participação especial de Chico Lessa nos vocais da música “Enquanto você me amar”. Após o show, haverá seção de vendas e autógrafos do Mbox “O Rock da Esquina”.
Festivais
O álbum “O Rock da Esquina” nasce emblemático por conter 13 composições do capixaba Chico Lessa, todas no segmento do rock’n’roll. Um dos compositores mais respeitados do Espírito Santo, Chico Lessa já ganhara fama como vencedor de festivais da canção no Estado quando migrou para o Rio de Janeiro, na virada para os anos 1970, para se juntar aos integrantes do movimento que pouco tempo depois ficaria conhecido como o Clube da Esquina.
Na capital carioca, Lessa teve a oportunidade de conhecer e compor com Tavito e, através dele, chegou a Toninho Horta e Márcio Borges que, tal como o capixaba, haviam sido classificados para o IV Festival Internacional da Canção. Nessa época, compôs com Márcio o emblemático rock “No Tom de Sempre”, que lhe abriu as portas do Clube. A amizade entre os músicos permaneceu viva ao longo das décadas.
No final de 2020, durante a pandemia da Covid-19, Chico Lessa ouviu o dueto de Lô Borges e Paulinho Moska na música “Muito além do fim”, que intitula o disco do compositor mineiro, e instantaneamente compôs em sua homenagem a canção “Bota o Rock do Lô”.
Admirador e amigo de Chico Lessa de longa data, Zel Moreira viu o registro caseiro nas redes sociais do amigo, e rapidamente revestiu a canção de guitarras distorcidas e de arranjo pulsante de baixo e bateria. Essa gravação chegou aos conterrâneos Lô e Márcio Borges, que aprovaram a sonoridade e pediram bis.
Animado e aproveitando a disponibilidade de Zel, Chico Lessa sugeriu que gravassem várias composições dentro da seara do rock’n’roll, que ele deixara de lado havia anos para se dedicar aos sambas e bossas. Em dado momento, eles perceberam que haviam alcançado músicas suficientes para gerar um disco. “As gravações do Zel ficaram tão legais e bem feitas que achei melhor ele cantar. O Zel é o roqueiro que vai pra frente do palco, que agita. Eu sou o compositor. Então tivemos a ideia dele lançar um álbum em homenagem ao Clube da Esquina através das minhas composições”, revela Chico.
Empolgado com o resultado, Zel Moreira reitera sua admiração pela musicalidade de Chico Lessa: “O Chico merece essa homenagem por todo o trabalho dele, por sua história, seu talento. Muita gente não faz ideia do quanto ele influenciou a primeira formação do Clube da Esquina, da sua influência mineira/carioca e de sua característica única de compor”, descreve.
Álbum “O Rock da Esquina No Tom de Sempre”, de Zel Moreira, com composições de Chico Lessa
13 faixas.
Produção executiva: Zel Moreira e Chico Lessa
Gravadora: DMD Records
Formato: Mbox (com músicas, DVD e minidocumentário)
Preço: R$ 100,00
Vendas: www.dmdrecords.com.br
Show de lançamento em Vitória
Data: 17 de dezembro (sábado)
Horário: 14h
Local: Pub 426 – Rua João da Cruz, 370 – Praia do Canto, Vitória
Entrada franca
Participações:
Chico Lessa (vocal)
Douglas Vidal (baixo)
Ramon Cosvosk (bateria)