Vila Nova ganha associação para reciclar lixo

0
Membros da Associação de Catadores do bairro, que entrou em funcionamento no final do mês de maio. Foto: Fábio Barcelos
Membros da Associação de Catadores do bairro, que entrou em funcionamento no final do mês de maio. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Vila Nova de Colares agora tem um ponto de coleta, separação e destinação de lixo reciclável. É que o bairro recebe o Projeto Catador (Procat), onde há três galpões. Em um deles fica a recém-criada Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis em Vila Nova de Colares (Amarvila), além do centro administrativo e de educação sanitária da Secretaria de Serviços, salas para oficinas, salas multiuso, auditório e refeitório.

A Amarvila vai atender a 18 catadores de material reciclável que farão uso do espaço, que é da prefeitura, para trabalhar com o material coletado, separando, triturando e reciclando para depois venderem.

O Coordenador de Governo Jolhiomar Massariol, diz que o município vai manter o espaço até a Amarvila ter autonomia para se manter, como acontece com a Abrasol (Associação Banco Regional Ambiental Solidário), em Planalto Serrano, e a Recuperlixo (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município da Serra), em Jardim Tropical.

A prefeitura disponibilizou um triturador de vidros, picotador de papel, prensa e uma esteira de triagem, além de ceder a cozinha para os catadores fazerem uso. “A ideia é que no ano que vem eles adquiram autonomia para formarmos uma parceria, como acontece com as outras duas associações que têm convênio com a prefeitura”, pontua.

Os catadores cadastrados trabalham no local com parte da 13,7 toneladas de lixo reciclável recolhidas pela prefeitura todo mês, além daquele que os próprios catadores levam. Ainda não há estimativa de quantas toneladas de lixo serão recicladas no local, pois foi inaugurado no final de maio.
O local também é um ponto de coleta voluntária, onde quem quiser pode descartar seus vidros, plásticos e papelões. Na cidade há 55 pontos de coleta seletiva de lixo, em sua maioria em escolas e prédios municipais.

A Amarvila e o Procat ficam na rua Floriano Peixoto, s/n, Vila Nova de Colares, ao lado da Engeurb – 3245-3214.  Já a Abrasol fica na  rua Sergipe, Planalto Serrano bloco B – 3101-0797 e a Recuperlixo na rua Assembleia de Deus, s/n, Jardim Tropical – 3328-8581.

Comentários