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quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Verão e calor | Saiba como se hidratar corretamente em dias quentes

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Jéssika Butcovskyhttps://www.portaltemponovo.com.br
Jéssika Butcovsky é Nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva e Estética e Mestre em Nutrição e Saúde. CRN: 14100945

Uma das dicas é ter sempre em mãos ou próximo a você uma garrafa com água, pois isso servirá de lembrete. Foto: Pixabay

O verão ainda nem chegou, mas as temperaturas já começaram a subir. Por isso é possível perceber o aumento da produção de suor, uma estratégia do organismo para manter a temperatura corporal adequada. No entanto, com a transpiração perde-se água e sais minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Daí a necessidade de hidratar-se ainda mais nos dias de calor.

A recomendação diária de ingestão de água é calculada da seguinte maneira: 35ml de água pelo peso corporal total em kg, portanto pode ser mais ou menos de 2L (quantidade usualmente orientada) e precisa ser ajustada individualmente. Mas, listei algumas dicas bastante úteis na missão de manter-se hidratado:

– Prepare águas com aromas e sabores, conhecidas como ‘‘águas saborizadas’’. Além disso, inclua chás gelados, água de coco e sucos naturais de frutas em sua alimentação (ricos também em vitaminas e minerais). Importante: não utilize refrigerantes e suco artificiais como opções de hidratação, pois são ricos em açúcares, sódio e aditivos químicos;

– Consuma frutas e vegetais diariamente, pois ambos contêm altos níveis de água e são fonte de potássio e de outros nutrientes;

– Evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso, pois elas elevam a possibilidade de desidratação;

– Para atividades físicas de curta duração (menos de 60 minutos), de baixa a moderada intensidade, beba água antes, durante e após o exercício;

– Monitore a perda de líquidos verificando a cor da sua urina (ela deve ser de cor amarelo pálido e não amarelo-escuro = quanto mais clara, melhor);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

– Tenha sempre em mãos ou próximo a você uma garrafa com água, pois isso servirá de lembrete. Se mesmo assim você não se lembrar, utilize a tecnologia a seu favor e inclua lembretes no celular, emitindo notificações frequentes ou use apps com essa finalidade. ⠀⠀⠀

E aí, como está sua hidratação hoje?

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