Vazão de rio cai, mas Cesan descarta racionamento | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 30 de dezembro de 2016 às 9:42

Vazão de rio cai, mas Cesan descarta racionamento


 

Depois de quase dois anos, o Santo Maria, voltou a correr para a baia de Vitória, mas a vazão apresentou queda acentuada esta semana. Foto: Bruno Lyra / 21/11/2016

Bastou alguns dias de sol forte para a vazão do rio que abastece a Serra, o Santa Maria, caísse bastante. Apesar disso,  a Cesan ainda não tem previsão de retomar o rodízio no abastecimento, embora não descarte a medida caso a situação piore.

Na última quarta-feira (28) a vazão do rio estava em 10,7 mil litros por segundo (l/s), depois de ter atingido 45 mil l/s uma semana antes. A média histórica da vazão para dezembro é de 22 mil l/s.

De acordo com assessoria de imprensa da Cesan, a vazão atual é mais do que suficiente para a demanda, já que a Cesan capta 2,6 mil l/s para atender as regiões abastecidas pelo rio, que além da Serra fornece água para a zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão, bairro ao longo da Rodovia do Contorno em Cariacica e o Complexo Industrial de Tubarão (Vale e ArcelorMittal), o maior consumidor individual do Santa Maria.

A Cesan informou ainda que a represa da hidrelétrica Rio Bonito, localizada nas montanhas de Santa Maria de Jetibá e que regula a vazão do manancial, está com cerca de 69% da capacidade total de 27 bilhões de litros. Fato que dá segurança hídrica para as próximas semanas.  

Em obras, o novo sistema do rio Reis Magos, que vai fornecer mais 500 l/s de água tratada para a cidade, deve ficar pronto no 1º semestre de 2017, disse a assessoria da Cesan.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por