Vaquinha para serrano fera da matemática representar o Brasil | Portal Tempo Novo

Serra, 14 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de julho de 2018 às 9:13

Vaquinha para serrano fera da matemática representar o Brasil


Guilherme é de Laranjeiras, tem 16 anos e se destaca na matemática. Foto: Fábio Barcelos

Gabriel Almeida

Um jovem da Serra foi convidado para representar o Brasil em uma Olimpíada Internacional de Matemática que acontecerá em Agosto na Tailândia.  Guilherme Scopel, de 16 anos, é morador de Laranjeiras e estuda no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica. O convite para a viagem veio após sua turma ter uma boa pontuação na fase nacional da olimpíada, mas como a maioria dos alunos não têm condições para bancar a viagem está sendo feita uma vaquinha virtual para viabilizar a ida deles.

Ao todo, 37 alunos da turma do Ifes tiveram o bom resultado na competição Matemática Sem Fronteiras. Após obter as medalhas da competição os jovens foram selecionados para integrar a delegação Brasileira na olimpíada internacional. Guilherme conta que a turma inteira ficou muito feliz quando recebeu o convite. “Ficamos sabendo dessa prova e a gente pensava que era só mais uma olimpíada como as outras, mas ao ter o contato com ela e ver que a dinâmica era diferente, em que não só um, mas a sala em conjunto resolveria a prova, ficamos muito animados. A alegria tomou conta de nós quando recebemos o convite para participar da etapa internacional dessa olimpíada”, disse.

Somente 15 alunos da turma poderão realizar a viagem e representar o Brasil na Tailândia, mas o custo da viagem é muito alto e por isso, a turma se uniu e montou uma ‘vaquinha’ na internet para tentar arrecadar o dinheiro. A mãe de Guilherme, Gissely Scopel Lemos, explicou que é quase R$ 10 mil o custo para cada aluno. “Com isso, a turma montou a vaquinha para arrecadar um valor para enviar o maior número de alunos possíveis”, afirma.

Para participar da competição, os alunos também precisam ter domínio na língua inglesa já que a prova é toda feita em inglês. A olimpíada internacional de matemática (Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2018) vai acontecer na cidade de Bangkok, na Tailândia, de 03 a 07 de agosto. O convite aos alunos foi feito pelo Programa de Olimpíadas da Rede (POC) que é organizador oficial da olimpíada de matemática no Brasil.

Quem quiser ajudar os jovens a representarem o Brasil pode acessar o site e realizar a doação. A meta total da vaquinha é de R$ 160 mil.




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por