Vale faz acordo para tirar minério de ferro de praia

Compartilhe:
Em outubro de 2014 óleo derramado da Vale atingiu a lagoa Pau Brasil, que forma o córrego Camburi e deságua na praia de mesmo nome. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra
Em outubro de 2014 óleo derramado da Vale atingiu a lagoa Pau Brasil, que forma o córrego Camburi e deságua na praia de mesmo nome. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Foi selado na tarde de ontem (16) acordo entre Vale, Estado e Prefeitura de Vitória para que a mineradora limpe a porção norte da praia de Camburi, há décadas contaminada com minério de ferro decorrente das atividades no Complexo de Tubarão. Trata-se de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) que tem a interveniência dos Ministérios Públicos Federal e Estadual. E que prevê multa de R$ 5 mil por dia de atraso à Vale caso não faça as ações acordadas.

Dentre elas a remoção do minério sobre a areia, num trecho apelidado de Praia de Ferro. O TCA não menciona e retirada do minério deposito no fundo do mar, antiga reivindicação de ativistas da região. Mas contempla a despoluição do córrego Camburi, cuja nascente fica na Serra, na também poluída lagoa Pau Brasil em Hélio Ferraz.  

Outra ação exigida da empresa é adotar medidas de compensação pelos impactos na praia como a recuperação e cercamento da restinga da orla, implantação de área de lazer no local conhecido como Zé da Bola e de um parque ambiental na região. A empresa também terá que fazer um programa de monitoramento ambiental da região. 

Ao assinar o TCA, a Vale se livra da Ação Civil Pública movida pela Justiça Federal por conta de décadas de lançamento de minério na restinga, praia e mar de Camburi. Mas se não cumprir as medidas poderá ser ajuizada ação de execução. As informações são da assessoria de imprensa do Governo do Estado.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também