32.4 C
Serra
terça-feira, 07 de abril de 2020

Vai comprar um imóvel na planta? Veja dicas antes de realizar o sonho

Leia também

Tire suas dúvidas sobre o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal

O governo começa a pagar na quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas...

Está proibido corte por inadimplência de alguns serviços essenciais durante pandemia

Sabemos que esse período de isolamento tem sido necessário para que possamos reduzir a curva de propagação do vírus....


A “casa própria” faz parte do sonho de muitos brasileiros, podemos dizer que está intimamente relacionado com status de pertencimento e conquista. No entanto, antes de decidir pela compra de um imóvel é importante constituir critérios e fazer um planejamento. A localização, o tamanho do empreendimento, o valor a ser pago, e se parcelado importante definir o valor da parcela a fim de que esta não comprometa a subsistência própria e familiar.

Verdade é que adquirir um imóvel na planta pode ter muitos benefícios, podendo alcançar uma economia de até 30% sobre um imóvel na pronta entrega, e em alguns casos a valorização do empreendimento chega a quase 50% pós obra, porém, também existem riscos que devem ser analisados, e tomar algumas precauções para que o sonho não se torne pesadelo.

Se já definiu os critérios, você já pode procurar seu futuro patrimônio, porém não pense que a precaução deve ser colocada de lado, na verdade inicia outra jornada, assim, lhe apresento cinco dicas importantes antes de comprar um imóvel na planta:

DICA 1

  • ANALISE O HISTÓRICO DA CONSTRUTORA

Você irá adquirir um imóvel na planta e por isso a reputação da construtora responsável pela entrega do empreendimento deve ser observada porque é ela quem fará seu sonho sair do papel e virar realidade. Faça uma planilha e acrescente informações do tipo qual a imagem da empresa no cenário regional e nacional, visite sites e redes sociais e observe os comentários em especial quanto atendimento pós venda, atrasos e cumprimento de promessas. Pesquise prédios já construídos, e se conhecer os adquirentes faça pesquisa de satisfação; embora pareça exaustivo é melhor que seja na pré compra do que sofrer no pós-venda. Verifique junto ao Procon se existem muitas reclamações contra a construtora, outros sites também exercem bem a função informativa, tal como o Reclame Aqui: https://www.reclameaqui.com.br/

DICA 2

  • VISITE A OBRA PESSOALMENTE

Bancar o detetive e visitar o local onde está sendo realizada a obra é interessante para que não seja surpreendido com uma infraestrutura urbana deficitária, em especial os serviços de água, esgoto e drenagem, ou do contrário poderá ter calafrios ao avistar nuvens no céu, vou explicar: acontece que muitas regiões não possuem um bom escoamento e com as chuvas podem chegar a ter um metro de água  ou mais, ainda vislumbro a importância de analisar se existem feiras livres e funcionamento de bares, restaurantes, e festividades locais que possam se tornar seu pesadelo se forem contrários aos seus interesses.

DICA 3

  • SEJA BENEFICIÁRIO DO SEGURO

Peça que seja identificado no seu contrato se existem seguros, eles servem como garantia desde em caso de inadimplência do comprador ou constatação de irregularidades da administradora. Logo, verifique se você será beneficiário, em especial se houver atraso na obra, do contrário se for a incorporadora a beneficiária ela quem terá direito a indenização e você comprador amargará os prejuízos.

DICA 4

  • VERIFIQUE O PRAZO DE ENTREGA

O descumprimento contratual envolve relação de consumo e por isso se houver atraso para a entrega do imóvel incluído o período de tolerância, o prejuízo do comprador será presumido, com direito a receber pagamento de indenização na forma de aluguel mensal até efetiva entrega da unidade.

DICA 5

  • GUARDE TODOS OS DOCUMENTOS

Tenha em arquivo desde o panfleto do empreendimento a ofertas encaminhadas por qualquer meio. Cópias do registro do imóvel na prefeitura, memorial descritivo da obra e contrato devem ser requeridos no primeiro contato,  preferencialmente mantenha diálogo com  os intervenientes por meio de e-mail, essas precauções são necessárias porque são documentos probatórios e vinculativos da oferta, é a máxima de que tudo poderá ser usado a seu favor em caso de quebra contratual.

Comentários

Mais notícias

Está proibido corte por inadimplência de alguns serviços essenciais durante pandemia

Sabemos que esse período de isolamento tem sido necessário para que possamos reduzir a curva de propagação do vírus. Trabalhadores e empresários vêm sofrendo,...

Prefeitura diz que moradores podem denunciar comércios abertos por telefone

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a abertura de comércios considerados não essenciais está proibida na Serra e em outras cidades capixabas. Mesmo...

Covid-19 | 289 casos são investigados na Serra

O Espírito Santo tem 209 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até dados da última segunda-feira (06). O Estado já registra casos de transmissão...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem