• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.066 casos
  • 699 mortes
  • 33.566 curados
30.2 C
Serra
sexta-feira, 22 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.066 casos
  • 699 mortes
  • 33.566 curados

Vacinação contra o coronavírus deve começar até o fim de janeiro no ES  

Leia também

Serra já vacinou 644 moradores contra a Covid-19 e campanha continua nesta sexta

Desde a última segunda-feira (18), a Serra já vacinou 644 pessoas com a primeira dose do imunizante contra o...

Jair Reis, morador antigo de Jacaraípe, morre por complicações da Covid-19

A pandemia de coronavírus fez a Serra perder mais um ilustre morador. Trata-se de Jair Reis que não resistiu...

Contarato diz que chefe do Ministério Público atua como ‘advogado de Bolsonaro’

O posicionamento considerado ‘omisso’ do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, sobre a conduta de Jair Bolsonaro na crise sanitária...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há seis anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Vacinação deve começar ainda neste mês de janeiro no Espírito Santo. Foto: Agência Brasil

O governo do Espírito Santo apresentou novos detalhes do plano de imunização contra o coronavírus em terras capixabas. De acordo com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, a previsão é que até o final de janeiro já seja iniciada a tão aguardada vacinação. A afirmação foi dada durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (8). Nessa primeira etapa, apenas trabalhadores de saúde e outras categorias – que são consideradas como grupo de risco ou prioritários – serão beneficiados com as doses.

Nésio explicou que a previsão foi dada pelo Ministério da Saúde, que irá fornecer 2 milhões de doses da vacina para todo o país dentro do prazo estipulado. O número de doses é pequeno em comparação a população brasileira, e por isso, será limitado a grupos prioritários como, por exemplo, os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

“Tivemos uma importante reunião com os técnicos da vigilância responsável pelo programa de imunização no Estado com os técnicos do Ministério da Saúde onde foi informado o início da vacinação na última semana de janeiro. Fomos informados de que na próxima segunda-feira será confirmada a data exata de quando serão disponibilizadas 2 milhões de doses da vacina para todo o país.”, afirmou o secretário.

Nésio ainda explicou o principal objetivo dessa primeira etapa da vacinação e disse que apenas 35 mil pessoas serão vacinadas no ES. “O objetivo da vacinação, dessas 2 milhões de doses, haverá aplicação em 15% do total de trabalhadores de saúde, da população idosa com mais de 60 anos residentes em asilos e população indígena. Esse quantitativo somaria 30, 35 mil de capixabas que poderiam receber a vacina ainda em janeiro.”

Ao contrário de outros países, o Brasil demorou demonstrar interesse na aquisição de doses, o que fez o país ficar atrasado na vacinação e o governo federal sofrer duras críticas por conta do fracasso na tentativa de comprar vacinas e até insumos para a imunização.

Na Serra, a vacinação também deve ser iniciada na última semana de janeiro, juntamente com o Governo do Estado. O subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, salientou que os municípios possuem estoque de seringas, além do próprio depósito estadual.

“Além do estoque de cada cidade, temos hoje no nosso depósito 1,7 milhão de seringas e a expectativa é de que nos chegue mais 1,5 milhão na próxima semana: um estoque seguro para dar início à vacinação e continuar a vacinação contra outras doenças”, destacou.

O TEMPO NOVO está em contato com a Prefeitura da Serra para saber sobre o planejamento do Município na vacinação contra o coronavírus. Assim que a demanda for respondida, essa matéria será atualizada com as informações.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há seis anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!