
Os estudantes do Espírito Santo que sonham em fazer a graduação já podem acessar o edital do Programa Nossa Bolsa 2023, ofertado pelo Governo do Estado. Ao todo, são ofertadas 1.000 bolsas integrais para cursos superior, ou seja, com 100% das mensalidades gratuitas.
As inscrições serão abertas no dia 23 de janeiro com prazo até 14 de fevereiro e a seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.
O processo seletivo do Nossa Bolsa 2023 oferta 1.000 bolsas em 54 cursos de diversas áreas profissionais em 33 instituições de Ensino Superior, localizadas em quinze municípios em todas as regiões do Estado, inclusive na Serra. A novidade desta edição é que uma das bolsas é para o curso de medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).
Na Serra, há vagas distribuídas nas seguintes faculdades privadas: Fabra, FaSerra, Multivix, UCL e Unesc Serra. Confira abaixo os cursos disponíveis:
Quem tem direito as bolsas dos cursos superior?
O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais, e integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação.
O Edital Fapes 27/2022 disponibiliza bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade. O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2018 a 2022 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.
O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O edital completo pode ser conferido clicando aqui.
De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2023 o estudante que atender a uma das condições a seguir:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:
- Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
- Já tenham concluído qualquer curso de graduação.