Trilhas de motos estão proibidas no Mestre Álvaro

Compartilhe:
As placas foram instaladas no último dia 1 de setembro. Foto: Edson Reis
As placas foram instaladas no último dia 1 de setembro. Foto: Edson Reis

Está proibida a prática do motocross na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro. As placas indicando a proibição foram instaladas na última sexta-feira (1) nas entradas da Apa, na região da Serra-sede.

A ação contou com participação do município e dos ambientalistas serranos das ongs Amigos do Mestre Álvaro, Instituto Mestre Álvaro e Movimento Ambiental.

A prática do motocross na área de preservação era uma queixa antiga de ativistas.

Do Amigos do Mestre Álvaro, Junior Nass comemora a proibição. “Vai acabar com a degradação. A presença das motos espanta os animais, fora o perigo de incêndio”.

O ativista Edson Reis, do Instituto Mestre Álvaro, disse que não é contra as motos de trilhas. “Mas na Apa do Mestre Álvaro não dá para fazer. Não só por conta da erosão, mas pelos bichos que se assustam e tem que sair do seu local por conta do barulho das motos”.

O motociclista Marcos Alexandre Dalvi Quintaes que já fez trilha no Mestre Álvaro concorda com a proibição. “Já não faço trilha no monte há muitos anos. Desde que começou a campanha de proteção ao Mestre eu parei. É uma área de proteção e percebi que tem que ser protegido e as motos de certa forma estragam mesmo o local. Toda atividade de esporte e diversão deve ser realizada com consciência e educação, tudo que é organizado dá certo. Como estas trilhas são feitas sem nenhuma ordenação sou contra”.

A Prefeitura da Serra disse que irá endurecer a fiscalização junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental. Se alguém flagrar motocicletas na região basta denunciar para a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321. A equipe tem que ser acionada no momento em que a ocorrência estiver em curso para autuação e multa.

Paralela a medida um projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores pedindo a proibição definitiva da prática de trilhas na APA. O autor do projeto que já foi lido e aprovado é o vereador Aecio Leite (PT). Agora o próximo passo é o prefeito Audifax Barcelos sancionar a lei.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também