
O Natal está chegando e com ele vem o espírito de solidariedade e amor ao próximo. Na Serra, não é diferente. Diversas pessoas, seja de forma independente ou por meio de grupos ou igrejas, ajudam famílias e crianças carentes. Uns doam brinquedos, já outros, alimentos, e a recompensa é o sentimento de poder ajudar quem necessita.
É o caso do morador de Jardim Limoeiro Nilton Alves de Souza. Ele é um Papai Noel bem popular, pois além de levar alegria para as crianças em shoppings na Serra, realiza uma festa para os pequenos, distribuindo presentes para os carentes e ainda promovendo brincadeiras. A festa acontece na casa de Nilton, que tem 68 anos. Ele conta que já possui 140 presentes e que pretende conseguir ainda mais.
“Muitos desses presentes compro com a economia que faço durante o ano, mas também ganho bastante ‘coisinhas’ e contribuições em dinheiro. É recompensador ver o sorriso no rosto das crianças”, destaca. A festa será na rua da casa de Nilton no dia 28 de dezembro, das 9 às 12h, uma semana depois do Natal. O endereço é na Rua Ilma Henriques, Jardim Limoeiro. Quem quiser ajudar doando brinquedos ou qualquer valor pode entrar em contato pelo telefone 27 99833-7817.
Quem também se dedica a causas sociais é a moradora de Laranjeiras Nancy Ibanez. Ela está arrecadando brinquedos usados em bom estado para serem doados às 64 crianças atendidas pela Pastoral da Criança, em Jacaraípe, entidade ligada a igreja católica. “São bem carentes, conheço o trabalho do pessoal e resolvi ajudar. Sempre me dedico a essas causas e, no Natal este espírito aumenta ainda mais”, conta a professora de Educação Física. Quem quiser ajudar e doar pode ligar para 99952-2426.
Já Renato Ribeiro de Barcelona fará uma ação na véspera de Natal, no dia 24. Ele levará marmitas para os moradores de rua que vivem na região de Jardim Limoeiro conhecida como Cracolândia.
“São pessoas que não terão uma ceia de Natal, muitos não têm família ou não as veem há muito tempo. E é nesse momento que as pessoas sentem falta desse afeto. Eles estão ali sozinhos, na rua. Queremos levar um pouco da ceia e também carinho. Fazê-los saber que existem pessoas que se importam. Esse é o espírito de Natal, solidariedade, amor e carinho. Poderíamos ajudar instituições, mas essas recebem apoio e os que moram na rua estão à margem da sociedade. Queremos que eles se sintam assistidos, pois eles são muito negligenciados pelo Poder Público. E se podemos ajudar, assim o faremos, sempre que pudermos”, observa Renato, que é professor.
Vinte e cinco toneladas de alimentos para ajudar 800 famílias a terem ceia
Por sua vez, a Igreja Batista Caminho da Fé, em Colina de Laranjeiras, arrecadou 25 toneladas de alimentos para ajudar carentes. Os donativos serão entregues a 800 famílias já cadastradas no dia 21, após um culto de ação de graças, que contará com a presença do pastor presidente Rogério Penedo Felix – que é um dos idealizadores do projeto. No mesmo dia, serão ofercidos lanches para os participantes.
A organização religiosa se uniu e começou a arrecadar alimentos nas portas dos supermercados, onde voluntários pediam doações para clientes daqueles estabelecimentos.
Segundo Diana Queiroz Costa, coordenadora e Assistente Social da Igreja, disse que a ação faz parte do ‘Projeto Caminho da Misericórdia’, que acontece desde 2015, para ajudar famílias carentes. “Nosso principal foco é dar um fim de ano com dignidade, sem fome e com mais esperança no coração para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, frisa Diana.
Além das doações de alimentos, as famílias têm acesso a atendimento psicossocial. “Temos profissionais da nossa Igreja que atendem essas pessoas”, explicou.