Serra, 22 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 9 de Março de 2018 às 9:54

Temporais e muitos raios deixam cidade em alerta


A previsão é de mais chuva para este final de semana. Foto: Fabio Barcelos

O município está em estado de atenção com as fortes chuvas, acompanhadas de muitas descargas elétricas, que caíram nas últimas 24h. É que há previsão de que as chuvas continuem até domingo e a Defesa Civil está em estado de alerta, segundo informou o coordenador do órgão, Antônio Carlos Coutinho.

Na tarde e início da noite de ontem, a chuva veio forte e provocou transtornos. Segundo Antônio Carlos, houve desabamento de um muro em José de Anchieta II, sem vítima ou interdição de imóvel. Além disso, foram registrados alagamentos em vias da cidade, que acabaram complicando o trânsito, especialmente em frente ao supermercado EPA, na Avenida Civit, em Laranjeiras, e na Av. Guarapari, em Valparaíso.

Antônio disse que há recomendação para pessoas que moram em área de risco de alagamento ou deslizamento de que saiam de casa, procurem abrigo seguro e liguem para Defesa Civil caso a chuva forte persista. O telefone do plantão é 99938 – 9500.

E como as chuvas estão vindo acompanhadas de muitos raios, a recomendação é procurar abrigo durante as descargas. “Também deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados a tomada, principalmente em residências que não tem aterramento. É preciso que o morador veja se há esse aterramento onde mora, se não houver tem que providenciar”, alerta.

A chuva forte que já vinha atingindo outras cidades da Grande Vitória e do ES, chegou na madrugada desta quinta-feira (08). Só entre meia noite e 6h da manhã, choveu cerca de 46mm na Serra. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Sobre a precipitação da tarde e da noite de ontem, ainda não havia dados disponíveis até o fechamento desta edição.   

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu um alerta de risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.

Segundo o Climatempo, até o fim de semana mais nuvens carregadas vão se formar e pelo menos até o domingo, o estado segue com condições para temporais. Durante essa sexta (09), sábado (10) e domingo (11) são esperadas pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. A previsão para o fim de semana é que chova 75mm de chuva na Serra.

Abastecimento prejudicado

Os bairros da Serra, com exceção de Serra Sede até Nova Carapina (atendidos pelo Sistema Reis Magos), podem ficar sem água. Isso porque de acordo com uma Cesan aconteceu uma pane elétrica causada pelas fortes chuvas e raios na Estação de Tratamento de Água (ETA) Carapina, está sendo realizada uma manutenção emergencial.

A Cesan alerta que os moradores devem economizar água, pois pode ser afetada caso não tenha reserva adequada de água. Equipes já estão trabalhando para restabelecer o sistema, o que deve ocorrer até a noite desta sexta-feira (09).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por