25.8 C
Serra
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Serranos se reúnem para montar decoração de Natal nas casas

Leia também

Uma tonelada de ração para animais vítimas das chuvas no interior

Uma tonelada de ração será enviada para os animais dos municípios do interior do estado que foram atingidos pelas...

Erick Musso convoca deputados para aprovar pacote de ajuda para os atingidos pela chuvas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), deve convocar o plenário extraordinariamente, na próxima segunda-feira (27), atendendo...

Pele Morena e congo encerram as atividades da Arena Procon hoje (22) em Jacaraípe

A Arena Procon Serra está se despedindo da praia de Jacaraípe nesta quarta-feira (22). Além das atividades que duram...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A família de Renato Ribeiro mora em Barcelona e já montou sua decoração. Foto: Fábio Barcelos

O Natal está chegando. E dentre as tradições do período, está a de montar árvores e enfeites natalinos, atividade que muitas vezes envolve várias pessoas da família.

Na casa de Juscinara Lima, que fica em Parque Jacaraípe, a data é motivo de alegria. Todos da família participam da montagem da árvore. “Amamos esta época do ano. Enfeitamos a casa e juntamos a família para decorar e enfeitar tudo. Meu marido Evandro se veste de Papai Noel. Meu sobrinho também. Nossa família é pequena, mas fazemos questão de comemorar o momento. Temos que festejar, nossa vida é curta e temos que aproveitar os bons momentos, seja Páscoa, Carnaval, adoramos essas festas”.

Renato Ribeiro, que mora em Barcelona, também se reúne com esposa e filho para manter a tradição viva. “É muito importante para nossa família. A convivência entre pais e filhos é crucial; montar a árvore juntos e contar histórias natalinas. Vivemos numa sociedade consumista, em que muitas vezes a ideia é só gastar e comprar presentes. Por isso, eu penso que manter essa tradição viva é algo que precisa ser resgatado pelas pessoas”.

Jeisy da Silva, moradora de Alterosas, é uma das pessoas que amam essa época e ela tem o sentimento de espalhar esse amor para todos à sua volta. “Gostaria que todos sentissem o mesmo que sinto. Monto árvore, pisca-pisca e amo ver a decoração pela cidade. Achava lindo quando a Avenida Central era decorada”.

A moradora de Serra Dourada I Ana Maria de Oliveira,também gosta muito das decorações de Natal. “Amo montar a árvore e o presépio. Sempre que posso compro uma lembrancinha e coloco ao pé da árvore para cada pessoa que passa o Natal em minha casa. Finalizo com muita luz e guirlandas. Além de ser uma terapia, é gratificante celebrar o nascimento do nosso Salvador”.

Já Izania Moraes, de Manoel Plaza, não monta árvore de Natal, mas arruma a casa com muitos enfeites natalinos. “Todos os anos eu enfeito. Coloco chapéu de Papai Noel nas portas, cadeiras, luminárias e também uso enfeites de resina nos banheiros, nas mesas, monto presépio, xicaras”.

Quando desmontar

Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento, no caso de 2019, 1º de dezembro. Advento é o tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. O dia de desmontar é 12 de janeiro. O dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. Como a celebração da liturgia acontece no domingo após a data, a decoração se estende até o dia 12 de janeiro de 2020.

Árvore gigante no Parque da Cidade e iluminação na Sede

No Parque da Cidade, segundo a Prefeitura da Serra, está a terceira maior árvore de Natal do Brasil. O objeto tem 40 metros de altura, o tamanho de um prédio de 15 andares e conta com 200 mil microlâmpadas de led.

O local é um point para os serranos tiraram a tradicional selfie. Além da árvore, o espaço recebeu enfeites e pisca-pisca na passarela e em outros locais.

Outra região que está enfeitada na Serra é a Sede. As ruas por lá receberam enfeites como anjo aramado e sagrada família, além de pisca-pisca em 72 árvores, 102 postes e 32 palmeiras. Na igreja Nossa Senhora da Conceição também tem imagens projetadas à noite nas paredes do templo.

 

Comentários

Mais notícias

Erick Musso convoca deputados para aprovar pacote de ajuda para os atingidos pela chuvas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), deve convocar o plenário extraordinariamente, na próxima segunda-feira (27), atendendo ao pedido do governador Renato...

Pele Morena e congo encerram as atividades da Arena Procon hoje (22) em Jacaraípe

A Arena Procon Serra está se despedindo da praia de Jacaraípe nesta quarta-feira (22). Além das atividades que duram o dia todo, vai ter...

Sede recebe palestras sobre história e ciclo folclórico da Serra

Acontecem nesta quarta-feira (22) às 18h no auditório da Câmara Municipal, duas palestras promovidas pela Associação Comercial e Empresarial da Serra Sede (Acess) ....

Festival de Doces com quindim gigante em Nova Almeida

O Festival de Doces que acontece no fim da próxima semana, na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida tem a mão da ex-vereadora e...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem