25.3 C
Serra
domingo, 23 de fevereiro de 2020

Serra quer aumentar faixa de areia e proteger restinga contra avanço do mar

Leia também

Edson Vargas e Cabo Porto: duas perdas trágicas para a política e o município da Serra

Por Eci Scardini: Dois jovens políticos deram adeus de forma trágica e precoce dessa vida: Edson Vargas e Cabo Porto. Outras...

Lideranças políticas lamentam morte de Cabo Porto e família

  Luto Oficial de 3 dias no Espírito Santo e na Câmara da Serra. Os capixabas foram surpreendidos neste sábado...

Corpo do vereador Cabo Porto será velado na Câmara da Serra a partir das 9h30 deste domingo

      A Câmara da Serra foi o local escolhido pela família para o velório do vereador Cabo Porto (PSB), sua...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

 

Erosão em Marbella, região de Nova Almeida: local será beneficiado. Foto: Divulgação leitor/Saulo Alves

O aquecimento global está derretendo geleiras e aumentando o nível do mar. Isso associado a ressacas periódicas, como a que atingiu o litoral na última semana, mais a ocupação da orla estão gerando uma combinação cada vez mais problemática: o avanço do mar e a erosão que destrói edificações e vias.

E para evitar que a situação de agrave em alguns pontos mais sensíveis dos 23 km de litoral da Serra, a prefeitura pretende depositar 120 mil mde areia para ‘engordar’ a praia, tal como foi feito na orla de Camburi, em Vitória. E também preservar e recuperar restinga.  

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, as medidas foram indicadas a partir de estudo ainda em andamento que aponta tendências de comportamento do mar nos próximos 50 anos no litoral da cidade. O objetivo é se preparar ressacas e marés altas e evitar transtornos à população.

Após as obras, as praias devem ficar entre 15 e 40 metros mais compridas, dependendo da necessidade de cada trecho. O volume de 120 mil m3 é equivalente a 12,5 mil caçambas truck (aquela que tem dois eixos na traseira) de areia. Além dessa ação, o estudo prevê ações para preservar e recuperar a vegetação de restinga, barreira natural contra a erosão marinha.  A assessoria disse que a areia deve vir de jazidas no próprio litoral do município. 

Mas destacou que os pontos que devem receber o material devem ser trechos das praias de Marbella, Nova Almeida, Costa Bela, Praia da Baleia e São Francisco, onde a erosão e avanço do mar são mais críticos.

Restinga

Além dessa ação, o estudo prevê ações para preservar e recuperar a vegetação de restinga, barreira natural contra a erosão marinha.  A previsão da Prefeitura é concluir os estudos até o meio do ano. Mas não estimou quando começam as obras.  

Na última sexta-feira (22), a ES-010 chegou a ser interditada por algumas horas por conta do avanço das ondas sobre a rodovia. Em Marbela, a força do mar derrubou a contenção feita justamente para impedir o avanço e destruí parte da rua que fica na orla.  

Leia também:

Fortes ondas invadem ES-010 em Jacaraípe

Comentários

Mais notícias

Lideranças políticas lamentam morte de Cabo Porto e família

  Luto Oficial de 3 dias no Espírito Santo e na Câmara da Serra. Os capixabas foram surpreendidos neste sábado (22) com a notícia da...

Corpo do vereador Cabo Porto será velado na Câmara da Serra a partir das 9h30 deste domingo

      A Câmara da Serra foi o local escolhido pela família para o velório do vereador Cabo Porto (PSB), sua esposa e filho, mortos em...

Artigo de opinião TN | Morte de Cabo Porto e família é uma tragédia para a Serra

A morte do vereador Cabo Porto, em um acidente de trânsito no interior do estado, mexeu muito com a cidade. Isso porque o parlamentar...

Cabo Porto, esposa e filho morrem em acidente no interior do Estado

O vereador da Serra, Cabo Porto, morreu na tarde deste sábado (22) num acidente na rodovia BR 101, na zona rural, de Linhares. O...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem