Serra quer aumentar faixa de areia e proteger restinga contra avanço do mar

0

 

Serra quer aumentar faixa de areia e  proteger restinga contra avanço do mar
Erosão em Marbella, região de Nova Almeida: local será beneficiado. Foto: Divulgação leitor/Saulo Alves

O aquecimento global está derretendo geleiras e aumentando o nível do mar. Isso associado a ressacas periódicas, como a que atingiu o litoral na última semana, mais a ocupação da orla estão gerando uma combinação cada vez mais problemática: o avanço do mar e a erosão que destrói edificações e vias.

E para evitar que a situação de agrave em alguns pontos mais sensíveis dos 23 km de litoral da Serra, a prefeitura pretende depositar 120 mil mde areia para ‘engordar’ a praia, tal como foi feito na orla de Camburi, em Vitória. E também preservar e recuperar restinga.  

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, as medidas foram indicadas a partir de estudo ainda em andamento que aponta tendências de comportamento do mar nos próximos 50 anos no litoral da cidade. O objetivo é se preparar ressacas e marés altas e evitar transtornos à população.

Após as obras, as praias devem ficar entre 15 e 40 metros mais compridas, dependendo da necessidade de cada trecho. O volume de 120 mil m3 é equivalente a 12,5 mil caçambas truck (aquela que tem dois eixos na traseira) de areia. Além dessa ação, o estudo prevê ações para preservar e recuperar a vegetação de restinga, barreira natural contra a erosão marinha.  A assessoria disse que a areia deve vir de jazidas no próprio litoral do município. 

Mas destacou que os pontos que devem receber o material devem ser trechos das praias de Marbella, Nova Almeida, Costa Bela, Praia da Baleia e São Francisco, onde a erosão e avanço do mar são mais críticos.

Restinga

Além dessa ação, o estudo prevê ações para preservar e recuperar a vegetação de restinga, barreira natural contra a erosão marinha.  A previsão da Prefeitura é concluir os estudos até o meio do ano. Mas não estimou quando começam as obras.  

Na última sexta-feira (22), a ES-010 chegou a ser interditada por algumas horas por conta do avanço das ondas sobre a rodovia. Em Marbela, a força do mar derrubou a contenção feita justamente para impedir o avanço e destruí parte da rua que fica na orla.  

Leia também:

Fortes ondas invadem ES-010 em Jacaraípe

Comentários